Captação de recursos para pesquisa: experiências e práticas

Visa capacitar pessoas na área de captação de recursos para pesquisa na UFV

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Inscrições Encerradas
PERÍODO DO CURSO: 05/10/2021 a 05/12/2021
Carga Horária: 15 horas
Investimento: Gratuito
Número de Vagas: 400
Informações e Dúvidas: registroprojetos.ppg@ufv.br

Diante da escassez de recursos para financiamento de pesquisa junto aos órgãos de fomento oficiais, torna-se imprescindível às pessoas que desenvolvem pesquisas buscarem outras alternativas de financiamento. 

Assim, o presente curso visa prepará-las, em diversos aspectos,  para atuar na captação de recursos na UFV. 

Professores, técnicos administrativos e estudantes.

1 – Como fazer projeto de pesquisa específico para buscar financiamento junto a financiadores privados. 

2 – Entrevistas com representantes das instituições de apoio à UFV, nas quais irão mostrar como podem auxiliar o pesquisador na captação de recursos, bem como orientar sobre onde buscá-los.

3 – Conhecer como ocorrem a abertura e a tramitação de um processo de captação de recursos dentro dos diversos órgãos da UFV e como os representantes dos órgãos agem e pensam para liberar ou não determinado processo. 

4 – Relato de casos de sucesso em captação de recursos junto a financiadores privados.

5 – Atividade prática em que o treinando deverá desenvolver um projeto, com o objetivo de buscar financiamento para determinada pesquisa de sua autoria ou de algum parceiro. Para tanto, poderá contar, por exemplo, com o auxílio de alguma das instituições de apoio. 

Lauro Sérgio Ferreira Dias

É graduado em Secretariado Executivo Trilíngue-Inglês, francês e português (UFV-2002) e em Ciências Contábeis (Universidade Norte do Paraná-2015). Tem especialização em Gestão Estratégica e Qualidade (Universidade Cândido Mendes – 2007) e mestrado em Administração (UFV-2009). Atuou como professor na área administrativa e consultor em desenvolvimento organizacional e programador de software de controle contábil, financeiro e de custos. 

Atualmente, é Secretário Executivo na Universidade Federal de Viçosa.

Nédson Antônio Campos

Tem graduação em Engenharia Mecânica (UFMG -1993). É mestre em Engenharia de Produção (UFMG-2002).Tem doutorado  em Engenharia de Produção (UFRJ-2010), realizado em cotutela com a Universidade de Grenoble (França), obtendo o título de doutor em Sociologia Industrial. 

Atualmente, é Professor Associado da UFV. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Organização da Produção e Organização do Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do processo de produção baseada na análise do trabalho, organização do processo de desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente nas empresas iniciantes, baseado nas ciências da inovação.

Raul  Narciso Carvalho Guedes 

Possui graduação em Agronomia e mestrado em Entomologia (UFV -1990 e 1992), e doutorado em Entomologia pela Kansas State University (EUA) (1997). Passou por estágios pós-doutorais na University of Leicester (Inglaterra; 2002), USDA Grain Marketing and Production Research Center (EUA; 2007), Carleton University (Canadá; 2008), e USDA San Joaquin Valley Agricultural Sciences Center (EUA; 2018). Foi nomeado Fellow of the Royal Entomological Society (FRES) em 2011. Tem experiência em Entomologia Agrícola e de Produtos Armazenados, atuando principalmente nos seguintes temas Ecotoxicologia de Inseticidas e Biologia do Estresse em Insetos

Atualmente, é professor titular da UFV, onde atua como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2019-presente).

 

O programa foi desenvolvido com base em compartilhamento de conhecimento de pessoas e instituições que já atuaram ou atuam captando recursos para pesquisa. 

Foram desenvolvidas várias entrevistas nas quais os pesquisadores e dirigentes compartilham suas experiências na captação de recursos. Nos procedimentos internos, foram gravados vídeos em que servidores, tanto da UFV quanto de outras instituições, compartilham o conhecimento acerca do que eles fazem e como fazem para liberar processos de captação de recursos. 

Todo o conteúdo será apresentado por meio de videoaulas e material de leitura, disponibilizados no PVANet Moodle – o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFV.

 

Para receber certificado, o(a) treinando(a)/ capacitando(a) deverá ter aproveitamento de, no mínimo, 60% do conteúdo abordado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.