Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral

Seu propósito é trabalhar com e para os professores, desenvolvendo seus potenciais pessoais e profissionais, bem como novas perspectivas de ensino-aprendizagem, envolvendo metodologias e conteúdos nos campos: social, cultural, da saúde, cidadania, meio ambiente, trabalho e tecnologias, entre outros.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 160 horas
Número de Vagas: 90
Informações e Dúvidas: 3899-1627 ou maiseducacaoufv@gmail.com

NOTÍCIAS DO CURSO:

– Edital

– Cronograma do curso

– Lista de selecionados

O curso tem por objetivo resgatar e reconhecer as experiências docentes dos cursistas promovendo atividades dinâmicas e interativas entre o grupo visando a construção de um ensino interdisciplinar e prático. Neste sentido, pretende-se incentivar a realização de um diagnóstico da realidade dos cursistas, análise desta realidade à luz das teorias de ensino e da ampliação do tempo na escola e, a partir daí, construir um Trabalho de Conclusão de Curso que valorize suas práticas articuladas aos novos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O curso tem por objetivo resgatar e reconhecer as experiências docentes dos cursistas promovendo atividades dinâmicas e interativas entre o grupo visando a construção de um ensino interdisciplinar e prático. Neste sentido, pretende-se incentivar a realização de um diagnóstico da realidade dos cursistas, análise desta realidade à luz das teorias de ensino e da ampliação do tempo na escola e, a partir daí, construir um Trabalho de Conclusão de Curso que valorize suas práticas articuladas aos novos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

As vagas são direcionadas a 90 professores, com formação em ensino médio ou superior, das redes públicas de ensino, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e preferencialmente em escolas de tempo integral na Zona da Mata – Minas Gerais.

Condições mínimas para participação: 
– Estar realizando o curso pela primeira vez;
– Ter acesso à internet para realizar as atividades a distância;
– Participar do curso de introdução ao ambiente virtual de aprendizagem da UFV (PVANet), utilizado para suporte às atividades a distância;
– Disponibilidade para participar dos encontros presenciais no campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa.

Documentos para inscrição a serem enviados (em arquivo digitalizado em formato pdf) no momento da inscrição:
• Comprovante de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas na Zona da Mata Norte-Minas Gerais (Eliminatório) – Enviar o contracheque atualizado (o valor do salário não precisa estar visível)
• Comprovante de atuação em escola de tempo integral (classificatório)
• Observação.: inscrições incorretas ou com documentação incompleta não serão aceitas.

Seleção para vaga
Serão selecionados os 90 primeiros inscritos que enviarem a documentação correta e completa conforme solicitado.

É importante que as declarações sejam entregues em papel timbrado, com carimbo e assinatura da direção da escola. Além disso, no 1º Encontro Presencial (30/08/14), os originais desses documentos deverão ser apresentados.

Para a realização do curso, foram selecionados três macrocampos do Programa Mais Educação que constituirão os primeiros três módulos do curso. A estes, acrescentou-se os módulos Educação Integral e (em) Tempo Integral e Organização Curricular, considerados fundamentais para a formação dos professores que atuam na ampliação do tempo escolar.

Módulos:

1. Educomunicação 
A educomunicação como estratégia de mediação entre professor e aluno no ambiente escolar. A utilização das mídias em atividades de ensino como meios alternativos de ressonância de conceitos e práticas em disciplinas ou temáticas como cidadania, valores, identidade, cultura, dentre outras áreas de interesse, com troca de saberes entre os envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem mais interativo, atrativo e democrático.

2. Educação ambiental
Por ser uma temática necessária a ser trabalhada no ensino fundamental e um dos macrocampos do Programa Mais Educação, serão temas deste módulo: as diferentes concepções de Educação Ambiental no contexto educacional; Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Educação ambiental e interdisciplinaridade; Estudo de problemas ambientais e projetos escolares para abordar a educação ambiental.

3. Educação econômica
A proposta deste módulo é propiciar aos professores conhecerem os pressupostos teóricos e metodológicos da educação econômica no contexto atual, a inserção no mundo do trabalho e do consumo, estimulando o fortalecimento de uma consciência prática sobre o consumo consciente e sustentável, bem como o potencial de empreender. A escola como espaço adequado para despertar atitudes empreendedoras nos estudantes e favorecer a disseminação dessa cultura.

4. Organização Curricular
A organização curricular como elemento fundamental para a educação de tempo integral ressignificando a organização do tempo e do espaço escolar na perspectiva do professor e dos estudantes. Organização dos componentes curriculares, relacionando-os transversalmente com a parte diversificada. Planejamento para o tempo integral, enfatizando o projeto educativo como forma de organização curricular. Avaliação do processo das vivências pedagógicas na escola de tempo integral.

– Coordenadoras:

– Rita de Cássia de Souza
– Maria Aparecida Duarte Lopes

– Professores:

– Adriane Fontes Braga
– Cornélia de Carvalho Vidigal
– Flávia Russo Silva Paiva
– Luciane Isabel Ramos Martins
– Kátia de Lourdes Fraga
– Giovani Batista Ribas

A estrutura do curso busca levar o sujeito a vivenciar novas formas de aprendizagem, com um currículo interdisciplinar e metodologias que envolvam a ludicidade, a criatividade e a participação ativa dos cursistas no seu processo de aprendizagem.

Será usada a Plataforma PVANet assim apresentada no site Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa:

O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado pela UFV. Foi concebido para receber conteúdos das mais diversas disciplinas e cursos, nas modalidades presenciais e a distância. Suas ferramentas garantem a inclusão de conteúdos nos mais diferentes formatos: textos, vídeos e simulações, interação aluno-tutor-professor síncrona e assíncrona, etc.

Os cursistas devem acessar as vídeo-aulas e outros materiais disponibilizados e enviar as atividades avaliativas, via PVANET.

As avaliações terão por objetivo analisar a compreensão dos cursistas sobre o conteúdo estudado, sobre a forma de avaliações a distância e presenciais.

  • Cada módulo terá uma avaliação a distância no valor de 15 pontos

  • O módulo tem início no 1º dia do mês e termina no último dia do mesmo mês. A avaliação deve ser entregue no último dia do mês. Excepcionalmente, pode-se entregar o trabalho do mês anterior até o dia 7 do mês seguinte, mas, nesse caso, ele será avaliado em 10 pontos.

  • Em todos os módulos, será obrigatório o envio de pelo menos três redações redigidas pelos estudantes sobre o trabalho desenvolvido. O objetivo dessa exigência é que os alunos sejam envolvidos nas atividades e também possam avaliá-las.

  • Nos encontros presenciais do mês de janeiro será aplicada uma avaliação multidisplinar, envolvendo todos os módulos, no valor de 20 pontos.

  • Todas as avaliações serão individuais. As atividades nas escolas poderão ser feitas individualmente ou em grupo. No entanto, o relatório, as fotos e as redações enviadas como comprovação dessas atividades precisam ser diferentes para cada cursista.

  • É obrigatória a apresentação do TCC. Valor: 20 pontos.

  • A aprovação no curso depende de 75% de frequência nos encontros realizados na UFV e da obtenção de, no mínimo, 60 pontos nas avaliações.

  • Não haverá prova final

O certificado de conclusão será emitido pela UFV com o título de aperfeiçoamento ao participante-educador que obtiver um rendimento de 60% no somatório das avaliações do curso e 75% de frequência nos encontros presenciais realizados na UFV.

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