Curso de Programação em Fortran

Procura capacitar os participantes, que concluíram o Curso Básico de Linux, na utilização da linguagem de programação Fortran.

Status: Em Andamento

Carga Horária: 30 horas
Investimento: Gratuito
Número de Vagas: Ilimitadas
Informações e Dúvidas: lucas.louzada@ufv.br
Prazo para finalização: 120 dias após a inscrição.

Ao final do curso, o participante deve ser capaz de:

– Escrever e interpretar um programa na linguagem Fortran 90;
– Ler, processar e imprimir dados por meio de programas em Fortran 90.

– Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades brasileiras que estejam interessados em modelagem de sistemas ambientais e não tenham possibilidade de realizar este aprendizado em suas instituições;
– Professores e pesquisadores que desejam aprender modelagem ambiental.

Pré-Requisitos

• Ter acesso a internet.
  • Ter acesso a computador com sistema operacional Linux.
  • Ter concluído o Curso Básico de Linux.

Módulo I:
Noções básicas de lógica e algoritmos; conceitos básicos da programação em Fortran 77 e 90; declaração de variáveis; expressões literais, aritméticas, relacionais e lógicas; funções intrínsecas; leitura e impressão de dados; estruturas de controle de fluxo (goto, IF, CASE, DO, DO WHILE)

Módulo II:
Funcões e sub-rotinas; manipulação de arrays; declarações e atribuições avançadas do Fortran (PARAMETER, ALLOCATABLE, DATA, TYPE); DO implícito; modularização (MODULE e INCLUDE); Diretivas de compilação; Make/Makefile.

Coordenador:
Professor Marcos Heil Costa
Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.

Tutor:
Lucas Louzada Fernandes
Graduando em Engenharia Ambiental (UFV)

Autor da apostila:
Edson Luis Nunes
Professor de Física  do Coluni-UFV.

Será oferecido em caráter de curso de curta duração, na modalidade a distância, com carga horária total de 30 horas.

Todo o material didático será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet. Constará do material didático: texto para impressão, áudio-aulas e exercícios para treino.

Os alunos serão acompanhados por tutores ao longo do curso, para esclarecimento de dúvidas por meio de sistema de e-mail e outras ferramentas de comunicação.

O programa do curso está dividido em dois módulos e a passagem para o módulo seguinte só é permitida quando o estudante for aprovado no primeiro. Cada módulo deve ser concluído em aproximadamente quatro semanas e nesse período o aluno deve realizar um trabalho e a avaliação. A aprovação ocorrerá se o aluno alcançar 70% dos pontos na soma dos pontos obtidos na avaliação mais os pontos obtidos no trabalho. Caso o estudante não seja aprovado com a nota da avaliação, terá direito a realizar uma nova avaliação. Depois de aprovado no primeiro módulo, o aluno passa ao segundo módulo, no qual o procedimento se repete.

A emissão do certificado de conclusão só se dará após a aprovação final no módulo II e a resposta ao questionário de avaliação do curso. O desligamento ocorrerá no caso de reprovação em um dos módulos ou caso o aluno ultrapasse um mês (30 dias) matriculado no mesmo módulo. O tempo máximo do curso é de 60 dias.