Formar profissionais para atuar na elaboração, monitoramento e avaliação de programas e ações relacionadas à temática de gênero e raça.
O curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GER) tem como objetivo geral instrumentalizar as/os participantes para o entendimento dos processos históricos de surgimento e naturalização do tratamento desigual justificado pelas diferenças raciais e de gênero, assim como para intervenção, visando à concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações de combate à discriminação.
Objetivos Específicos:
• Contribuir para que, ao pensar as políticas públicas, a administração não se atenha apenas à possibilidade de superar as desigualdades entre diferentes segmentos sociais, mas também tenha instrumentos para transformar a preocupação com a questão da equidade de gênero e raça em ações que propiciem a formação de sujeitos pró-ativos, protagonistas da sua trajetória em busca da plena cidadania;
• Estimular formuladores(as) e executores(as) de políticas públicas a fazer com que a preocupação com a equidade seja permanente e que por meio da capacitação dos(as) gestores(as) e dos(as) demais envolvidos(as), as temáticas de gênero e raça sejam incorporadas à agenda pública;
• Contribuir para a promoção da inclusão digital por meio de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero e raça/etnia no país;
Estimular a gestão local para a diversificação dos parceiros estratégicos, visando a ampliar a atuação temática dos municípios.
Polos de Apoio Presencial:
Barroso, João Monlevade, Ponte Nova, Viçosa e Ubá.
Nº de vagas: 250 (50 para cada polo)
Prioritariamente, gestores (as), integrantes dos três níveis da administração pública, dos conselhos de Direitos da Mulher, dos fóruns intergovernamentais de Promoção da Igualdade Racial, dos conselhos de educação, e dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial; dentre outros (as) interessados (as) no tema Gênero e Raça.
Requisitos mínimos:
• Ser graduado em curso superior reconhecido pelo MEC ou, se obtido no exterior, o diploma deve estar revalidado por uma Instituição Federal de Ensino;
• Ter acesso e habilidade no uso de computadores e ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação, incluindo recursos de conectividade e interatividade (internet e ambientes virtuais de aprendizagem);
• Ter disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para estudo dos conteúdos e realização de atividades a distância, no ambiente virtual de aprendizagem PVANet/UFV, com acompanhamento de tutoria;
Ter disponibilidade para participar de, no mínimo, 6 (seis) encontros presenciais nos pólos.
1. CIS 510 - Introdução ao Ambiente Virtual de aprendizado da UFV PVANet e ao curso – 45 h.
Professora Formadora: Silvane Guimarães Silva Gomes (UFV/CEAD)
a) Funcionamento do AVA PVANet
b) Processo de ensino aprendizagem na modalidade EAD;
c) Fundamentos e usos das TICs
2. CIS 511 - Políticas Públicas e Promoção da Igualdade (45 h)
Professora Formadora: Rogéria da Silva Martins
a) Objetivo da Política Pública (governo, sociedade civil).
b) Diversidade e Igualdade.
c) Universalidade e ações afirmativas.
3. CIS 512 - Políticas Públicas e Gênero (60 h)
Professor Formador: José Raimundo Silva Costa
a) Gênero, sexualidade e sexo.
b) Gênero e Hierarquia social.
c) Desigualdade de Gênero (Desenvolvimento e pobreza, Demografia/Saúde, Educação, Trabalho, Política, Violência).
d) Movimento de Mulheres.
4. CIS 513 - Políticas Públicas e Raça (60 h)
Professora Formadora: Ana Paula da Silva
a) Raça, etnia e racismo: um percurso histórico e antropológico.
b) Raça e suas Metamorfoses Teórico/Políticas no Campo das relações Raciais no Brasil.
c) Principais características das desigualdades raciais no Brasil.
d) Movimento negro e a construção do antirracismo no Brasil.
5. CIS 514 - Estado e Sociedade (60 h)
Professor Formador: Igor Suzano Machado
a) Estado, sociedade e cidadania (laicidade).
b) Direito Público (questões jurídicas das ações afirmativas, direitos do cidadão).
c) Políticas públicas, ações afirmativas e raça (sistema público de informação, quesito cor, raça e etnia).
d) Políticas públicas, ações afirmativas e gênero.
6. CIS 515 - Gestão Pública (60 h)
Professora Formadora: Cássia do Carmo Pires Fernandes
a) Princípios e conceitos de Interseccionalidade, Intersetorialidade e Transversalidade.
b) Equidade de Gênero e Raça na Cultura Organizacional.
c) Planejamento governamental e Orçamento Público com enfoque de Gênero e Raça.
d) Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos.
7.CIS 516-Metodologia de Pesquisa e TCC (Trabalho de conclusão de Curso) (75 h)
Professor Formador: José Raimundo Silva Costa
Coordenadora Geral: Professora Dra Maria de Fátima Lopes (Departamento de Ciências Sociais/UFV)
Coordenadora de Tutoria: Dra Haudrey Germiniani Calvelli (UFV)
Coordenação da CEAD: Professor Dr. Frederico José Vieira Passos
Professores Formadores:
Dra Silvane Guimarães Silva Gomes (CEAD/UFV)
Dra Rogéria da Silva Martins
Ms José Raimundo Silva Costa
Dra Ana Paula da Silva
Dr Igor Suzano Machado
Ms Cássia do Carmo Pires Fernandes
Para realização deste curso será utilizada a plataforma virtual de aprendizado da UFV, o PVAnet, sendo que os componentes curriculares, distribuídos em seis módulos, que serão denominados de Salas Ambientes.
O curso de especialização compreenderá 380 horas, distribuídas da seguinte forma:
a) Introdução ao Ambiente Virtual (Plataforma virtual de aprendizado da UFV/ PVAnet) e ao curso – 45 h
b) Salas Ambientes – 360 h:
c) Sala Ambiente 1 - Políticas Públicas e Promoção da Igualdade (45 h)
d) Sala Ambiente 2 - Políticas Públicas e Gênero (60 h)
e) Sala Ambiente 3 - Políticas Públicas e Raça (60 h)
f) Sala Ambiente 4 - Estado e Sociedade (60 h)
g) Sala Ambiente 5 - Gestão Pública (60 h)
h) Sala Ambiente 6 - Metodologia de Pesquisa e TCC (Trabalho de conclusão de Curso) (75 h)
A matriz curricular do Curso prevê atividades na modalidade presencial e a distância, perfazendo uma carga horária total de 405 (quatrocentas e cinco) horas, sendo 45(quarenta e cinco) horas para a disciplina introdutória de ambientação, 385 (trezentos e oitenta e cinco) horas em disciplinas à distância incluídas 75 horas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC), com duração de 16 (dezesseis) meses incluindo o tempo de elaboração e apresentação do TCC.
O curso será oferecido no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, e contará com o auxilio de diferentes ferramentas e interfaces para comunicação síncrona e assíncrona. Por meio de matrícula e senha, o participante do curso terá acesso ao ambiente do curso, no qual ocorrerá o processo de interação estudante-estudante, estudante-professor, leitura/discussão de referenciais teóricos, realização e entrega das tarefas e a avaliação final. Espera-se que o aluno dedique pelo menos 2 (duas) horas diárias para acompanhamento e desenvolvimento das atividades propostas. Ao longo do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, serão privilegiadas todas as ferramentas que estimulem a interatividade entre os participantes do curso e que favoreçam o processo de construção do conhecimento na perspectiva da aprendizagem ativa. Para promover a interação, serão utilizadas atividades de modo assíncrono, com o fórum, e síncronas, por meio do chat e da webconferência , por exemplo.
A disciplina Introdução ao Ambiente e ao curso, visa possibilitar o conhecimento do ambiente do curso bem como a metodologia de educação a distância, não só para acessar todo o material de aula de cada disciplina, mas também explorar as diversas ferramentas e recursos disponíveis, com a possibilidade de interação entre todos os envolvidos no curso. Terá como foco a ambientação no PVANet, fundamentos teóricos e metodológicos que orientam o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo educacional a partir dos conceitos de educação a distância, bem como, as estratégias que podem ser utilizadas como prática de ensino. Serão abordados conteúdos desde o surgimento da educação a distância no Brasil até o conhecimento das TICs que podem ser utilizadas no ambiente do curso.
O curso é dividido em dois períodos e subdividido em seis módulos, iniciando com Aula Inaugural preferencialmente realizada nas instalações da Universidade Federal de Viçosa e por Encontros Presenciais no final de cada módulo nos Polos da Universidade Aberta do Brasil, além da defesa presencial do TCC (primeiro encontro, na abertura do curso, com uma aula inaugural; segundo, terceiro, quarto e quinto encontros, cada um ao final de cada um dos cinco módulos, para a realização de oficinas e avaliações; Defesa presencial do TCC). O primeiro período abrange os módulos de 1 a 3 e o segundo período, os módulos de 4 a 6. Os Encontros Presenciais serão realizados nos respectivos polos da Universidade Aberta do Brasil em que serão ofertados os cursos (Barroso, João Monlevade, Ponte Nova, Viçosa e Ubá) e durarão até o máximo de 5 dias cada, quando serão tratados assuntos específicos do módulo, bem como avaliações, apresentação de trabalhos e/ou projeto do trabalho final, quando for o caso. As avaliações aplicadas durante os Encontros Presenciais serão corrigidas na semana posterior ao Encontro, e as notas informadas aos alunos no ambiente virtual. Com essas características, o curso não exigirá o afastamento do trabalho, a não ser durante os dias dos Encontros Presenciais.
Interação Estudante-Professor
Ao longo de cada módulo os estudantes serão estimulados a interagir, participando de fóruns de discussão solicitados pelos professores-formadores. Também um sistema de e-mail especifico do ambiente PVANet será utilizado. Todos os conteúdos estarão disponibilizados no PVANet. Também ao longo do curso, a depender da necessidade observada pelos professores-formadores, serão programadas aulas utilizando o sistema web conferência. Para isto, será agendado um horário comum e os estudantes interessados acessarão a sala de aula, via internet. Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem, o PVANet, para disponibilizar conteúdos e permitir a interação entre estudantes, professores e tutores. Ao longo do curso poderão ser incluídos filmes e documentários especialmente editados, sobre tópicos específicos.
Será conferido certificado de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) ao estudante que:
I. não apresentar pendência com a Diretoria de Registro Escolar da
UFV ou com qualquer outra instância da Universidade Federal de
Viçosa;
II. lograr aprovação em todas as disciplinas;
III. participar de todos os encontros presenciais; e
IV. tiver a monografia ou o trabalho de conclusão do curso aprovada, conforme a exigência da Coordenação do curso.
Sistemas de Avaliação
A avaliação do rendimento acadêmico do aluno em cada módulo será procedida mediante a realização de avaliações presenciais e testes on-line.
I – as avaliações escritas serão aplicadas por ocasião dos Encontros
Presenciais, uma para cada módulo com peso de 75%.
a) as notas das avaliações podem variar de 0 a 100;
II – os testes, para cada módulo, serão realizados on-line com peso total de 25%:
a) os testes serão realizados ao longo do semestre, em numero e data definidas pelo professor-formador de cada módulo;
b) os testes, incluídos no ambiente virtual, ficarão disponíveis para os estudantes por um período de seis (6) dias, iniciando em quintasfeiras e encerrando em terças-feiras;
c) os testes deverão ter suas datas programas por cada professor, na primeira semana do curso.
Conforme disposição da Universidade Federal de Viçosa – UFV, em sua Resolução CEPE 01/2007, no art.13, somente serão aprovados os alunos que obtiverem nota final igual ou superior a 60 (sessenta), valendo o mesmo para o Trabalho de Conclusão de Curso.
Alunos que não obtiverem 60 (sessenta) em um ou mais dos módulos oferecidos terão a oportunidade de realizar uma prova final, conforme regra do Regimento Interno do curso. A nota final será a média entre a nota obtida durante o semestre (testes + avaliações) e a nota da prova final.
Controle de Frequência
A frequência dos alunos será aferida nos seis Encontros Presenciais – um ao final de cada módulo – ocasiões em que serão feitas discussões, ministradas aulas teóricas, provas, e defesa presencial da monografia, sendo requisito indispensável para a obtenção do Certificado de Pós-Graduação a frequência em todos os Encontros Presenciais.
Também será controlado o acesso dos estudantes ao PVANet. Espera-se que os cursistas acessem, no mínimo, uma vez por semana o PVANet.
Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de conclusão de curso envolve a elaboração de uma monografia
e será desenvolvida em duas etapas:
a) o pré-projeto da monografia deve ser entregue no PVANet até sete (7) dias antes do inicio do penúltimo Encontro Presencial (Módulo 5) e apresentado brevemente no último Encontro Presencial ( Módulo 6) anterior a Defesa;
b) a versão final deverá ser entregue no PVANet até sete (7) dias antes da data agendada para a Defesa;
c) a versão final deverá ser também entregue gravada em CD para a coordenação do curso;
d) a monografia deve ter entre 10 e 25 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, ou Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 (entrelinhas);
e) em obediência às diretrizes estabelecidas pelo Edital nº 28 SECAD/MEC, 23/11/2009 e à Resolução CNE/CES e UFV 01/2007, a elaboração da monografia é individual, e a sua defesa presencial, em data agendada especificamente para este fim;
f) a nota da monografia pode variar de 0 a 100.