Visualização Científica por meio da Linguagem NCL

Treina interessados em modelagem ambiental no uso dos principais recursos da linguagem NCL (NCAR Command Language) em scripts para elaboração de mapas, gráficos e processamento de dados.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Inscrições Encerradas
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 57 horas
Investimento: Gratuito
Número de Vagas: 8
Informações e Dúvidas: curso.modelagem@gmail.com

Ao final do curso, o aluno será capaz de:
– instalar a biblioteca necessária para a utilização da linguagem NCL num computador com sistema operacional Linux;
– entender e utilizar os principais recursos em scripts para elaboração de mapas, gráficos e processamento de dados;
– entender, criar, modificar e manipular arquivos netCDF;
– utilizar softwares de visualização de dados.

– Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades brasileiras que estejam interessados em modelagem de sistemas ambientais e não tenham possibilidade de realizar esse aprendizado em suas instituições;
– Professores e pesquisadores que desejam aprender modelagem ambiental.

Pré-Requisitos
– Ter acesso à internet.
– Ter acesso a computador com sistema operacional Linux.
– Ter concluído o Curso Básico de Linux.

Módulo 1
Introdução à linguagem NCL e aos aplicativos para visualização dos dados. Apresentação dos principais recursos e a estrutura de um script em NCL para elaboração de mapas e gráficos XY incluindo: Bibiotecas, Funções de Input/Output de dados, Criação de plot, Zoom, Títulos, Cores e níveis, Legendas, Fonte, Interpolações, Vetores e Linhas de Correntes.

Módulo 2
Como criar um script que processe dados incluindo: Bibliotecas, Funções de Input/Output, Subscripts e dimensões, Símbolos, Expressões e Loops. Apresentação de diversos recursos utilizados para manipulação de dados.

Módulo 3
Apresentação de recursos mais avançados para a criação de painéis com vários mapas, mudança de resolução, utilização de máscaras, criação e concatenação de arquivos netCDF e alguns recursos estatísticos.

  • Coordenador:
    Professor Marcos Heil Costa
    Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
  • Tutor:
    Gabriel Medeiros Abrahão – Mestre em Meteorologia Aplicada (UFV)
  • Autores da apostila:
    Gabrielle Ferreira Pires
    Lívia Cristina Pinto Dias
    Marcos Paulo Pereira

– Será oferecido em caráter de curso de curta duração, na modalidade a distancia, com carga horária total de 60 horas e turmas iniciando a cada 90 dias.
– Todo o material didático será disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet.  Constará do material didático: texto para impressão, áudio-aulas, exercícios e mural com bibliografia recomendada.
– Os alunos serão acompanhados por tutores ao longo do curso, para esclarecimento de dúvidas por meio de sistema de e-mail e outras ferramentas de comunicação.

– Como o programa do curso está dividido em três módulos, a passagem para o módulo seguinte só será permitida quando o estudante for aprovado no anterior. A aprovação final ocorrerá com 70% na soma da pontuação dos trabalhos e avaliação.
Caso o estudante não seja aprovado, terá direito a uma segunda chance. Depois de aprovado no primeiro, ele passará ao segundo, no qual o procedimento se repete.
A emissão do certificado de conclusão só se dará após a aprovação final no módulo III e a resposta ao questionário de avaliação do curso.
– O desligamento ocorrerá no caso de duas reprovações em um dos módulos ou se o aluno ultrapassar um mês (30 dias) matriculado no mesmo módulo. O tempo máximo do curso é de 90 dias.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.