Técnicas de Demonstração – Oferta: 3

Ensinar aos interessados, na prática, como utilizar
as principais técnicas de demonstração usadas na Matemática

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Informações e Dúvidas: lmac@ufv.br
(31) 3612 6228

Aprender a demonstrar é uma habilidade essencial para qualquer
pessoa que utilize a Matemática como base do conhecimento tanto em um
curso universitário quanto em sua profissão. A resolução de um problema e a
sua escrita de modo organizado, claro e com as justificativas corretas tornam
os resultados mais confiáveis.

O objetivo deste curso é ensinar a todos os interessados, na prática,
como utilizar as principais técnicas de demonstração usadas na Matemática, a
partir de exemplos, casos comentados e muitos exercícios.

Qualquer pessoa interessada em aprender a demonstrar.

– Definição matemática, axioma, noções primitivas, modelo axiomático,
conjectura matemática, teorema.

– Demonstração direta, demonstração por indução, demonstração por
exaustão para hipótese especial, demonstração por exaustão para tese
especial, demonstração direta para provar a unicidade.

– Demonstração por contradição, demonstração por absurdo, método
construtivo, tabela-resumo das técnicas de demonstração, sofismas, alguns
tipos de sofismas.

– Condicional, exemplos e contraexemplos, recíprocas, estratégias para
demonstrar um resultado matemático.

Coordenação: Marinês Guerreiro
Professor: André Junqueira da Silva Corrêa
Tutor(a): Diovana de Oliveira Mussolin
Tutor(a): Ellen Peixoto de Oliveira
Tutor(a): Gabriela Moraes
Tutor(a): Jéssica Maria Pereira
Tutor(a): João Victor Alves Silveira

O curso é realizado por meio digital e remoto, com aulas gravadas e
síncronas, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFV, o
PVANet Moodle, e as salas virtuais do Google Meet (duas aulas de duas horas
cada).
O material abordado é composto por definições, exemplos e
estratégias de demonstração, com propostas de exercícios de fixação.
Os participantes são incentivados a resolver os exercícios propostos e
trazer suas dúvidas para o início dos encontros síncronos para que os
monitores as esclareçam e, assim, o cursista tenha um melhor aprendizado.
Caso o participante prefira tirar suas dúvidas em atendimento
individual, também ficam abertos os seguintes canais para interação com os
membros do projeto:
– e-mail – imac@ufv.br
– Instagram – @logica_matematica.
Até uma semana após a última aula, os participantes poderão enviar
suas dúvidas por estes canais e a equipe responsável responderá assim que
possível.
Ao final das atividades didáticas, será aplicado um teste para que os
cursistas avaliem o seu aproveitamento no curso.

Será emitido certificado a cada participante que estiver presente nas duas
aulas síncronas e resolver o teste proposto.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.