
Pós-Graduação Lato Sensu
Sistemas Fotovoltaicos Isolados e Conectados à Rede Elétrica
Busca desenvolver no participante a formação conceitual, científica e tecnológica, com competência, para promover ações no setor de energia solar fotovoltaica, criar sua empresa e prestar serviços na área.
Status: Inscrição Aberta
ou R$5280,00 à vista
WhatsApp: (31) 99536-1862
NOTÍCIAS DO CURSO:
– O curso tem como objetivos:
- Promover a especialização acadêmica e técnica sobre as tecnologias existentes de sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede elétrica.
- Formação de profissionais autônomos para o desenvolvendo de sua própria empresa de projeto e execução de sistemas fotovoltaicos, capacitando profissionais de elevada qualificação para o mercado de trabalho.
– Competências e habilidades
Ao final do curso, o egresso será capaz de:
a) dominar tecnologias e princípios de funcionamento de módulos fotovoltaicos;
b) dominar tecnologias e princípios de funcionamento controladores de carga, inversores isolados e conectados à rede elétrica;
c) dimensionar bancos de baterias para atendimento da demanda das cargas instaladas em sistemas isolados da rede elétrica;
d) dimensionar usinas fotovoltaicas tanto para sistemas residenciais quanto para grandes plantas;
e) entender as normas vigentes no setor de energia solar fotovoltaica;
f) compreender os requisitos de manutenção e supervisão de usinas geradoras;
g) elaborar projetos para aprovação nas concessionárias.
Graduados em engenharia, administração e em áreas afins.
– Pré-requisitos:
– Profissionais com graduação com ou sem experiência prévia na área de energia solar fotovoltaica.
O curso consta de nove disciplinas científico-tecnológicas, distribuídas em três por módulo. Cada uma delas terá a duração média de 1 (um) mês. Cada disciplina corresponde a uma carga horária de 45 horas. O total de horas do curso é de 405 horas de estudo a distância, acrescidas de 15 horas de atividades remotas, como palestras e apresentações, perfazendo o total de 420 horas de dedicação do aluno.
Ao final da etapa modular de oferecimento das disciplinas de conteúdo do curso, transcorrerá um período de 90 dias destinado à elaboração do TCC, bem como a apresentação de Seminário e a sua defesa pública, presencial ou a distância, dentro deste período.
A matriz curricular prevista para oferecimento no curso será composta pelas disciplinas e suas respectivas cargas horárias, exibidas na Tabela 4.
Tabela 4 –Códigos das Disciplinas
CÓDIGO |
NOME |
CARGA HORÁRIA |
ELT561 |
Conceitos Básicos em Eletricidade |
(45 horas) |
ELT562 |
Tecnologias de Painéis Fotovoltaicos e Análise do Local da Instalação |
(45 horas) |
ELT563 |
Controladores de Carga e Otimizadores de Potência |
(45 horas) |
ELT564 |
Arquiteturas de Inversores para Sistemas Fotovoltaicos |
(45 horas) |
ELT565 |
Tecnologias de Baterias para Armazenamento de Energia |
(45 horas) |
ELT566 |
Dimensionamento e Normas Técnicas de Sistemas Fotovoltaicos Isolados |
(45 horas) |
ELT567 |
Regulamentação e Projeto de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica |
(45 horas) |
ELT568 |
Projeto de Sistemas Fotovoltaicos de Grande Porte |
(45 horas) |
ELT569 |
Estratégias de Manutenção para Usinas Fotovoltaicas |
(45 horas) |
ELT500 |
Encontros Síncronos |
(15 horas) |
ELT554 |
Trabalho de Conclusão de Curso |
(45 horas) |
Coordenação:
Prof. Heverton Augusto Pereira
Comissão coordenadora:
Prof. André Gomes Torres
Prof. Heverton Augusto Pereira
Prof. Rodolpho Vilela Alves Neves
Equipe:
Prof. Allan Fagner Cupertino
Prof. André Gomes Torres
Prof. Dayane do Carmo Mendonça
Prof. Erick Matheus da Silveira Brito
Prof. Heverton Augusto Pereira
Prof. João Marcus Soares Callegari
Prof. Rodolpho Vilela Alves Neves
Prof. Rodrigo Cássio de Barros
Prof. William Caires Silva Amorim
NOME | TITULAÇÃO | ORIGEM |
Allan Fagner Cupertino | Doutor | CEFET-MG |
André Gomes Torres | Doutor | UFV |
Dayane do Carmo Mendonça | Mestre | UFMG |
Erick Matheus da Silveira Brito | Mestre | UFV |
Heverton Augusto Pereira | Doutor | UFV |
João Marcus Soares Callegari | Mestre | UFMG |
Rodolpho Vilela Alves Neves | Doutor | UFV |
Rodrigo Cássio de Barros | Mestre | UFMG |
William Caires Amorim | Mestre | UFV |
O curso será oferecido na modalidade a distância, utilizando ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFV (PVANet), e com o acompanhamento de professores e tutores, num regime de disciplinas reunidas em módulos, com a realização de avaliações, que serão realizadas de maneira remota, ao final de cada módulo.
O material necessário para acompanhamento do curso será disponibilizado para o estudante no AVA. No início das atividades, será disponibilizado ao estudante o material didático referente à primeira disciplina. Já os materiais das disciplinas subsequentes somente serão oferecidos aos participantes que não apresentarem nenhuma pendência financeira com o curso.
O material didático será apresentado separadamente por disciplinas e disponibilizado no PVANet para leitura e/ou impressão, sugerindo uma programação e orientação de estudo. Caberá ao estudante a definição do seu próprio ritmo de aprendizado, dentro do prazo de oferecimento para cada disciplina.
No início do curso, será divulgado cronograma com as datas dos encontros presenciais. As avaliações on-line serão previstas pelo docente responsável e informadas aos alunos no início do módulo de oferecimento da disciplina.
As dúvidas surgidas durante os estudos poderão ser incluídas no “Fórum” do PVANet, específico para cada tópico de cada disciplina, onde deverá acontecer a interação tutor-estudante e estudante-estudante. A critério do professor, as questões formuladas poderão ser transferidas para o ambiente “Perguntas e Respostas” do PVANet. O estudante também poderá utilizar o sistema de e-mail do AVA para o esclarecimento de dúvidas.
Cada disciplina possui 4 trabalhos, um por semana, com valor de 25% cada. O estudante precisa atingir 60% para aprovação na disciplina. Para alunos não aprovados, será aplicada uma prova final da disciplina.
As correções das avaliações serão disponibilizadas para cada estudante no PVANet, até 30 (trinta) dias após a sua realização.
Cada estudante deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de texto e de seminário público de defesa, apresentados para apreciação por banca examinadora composta pelo orientador e mais dois docentes, num período máximo de até 13 meses, contados a partir da data de início do curso.
Os casos de alunos com dependência(s) em disciplina(s), a serem cursadas em turmas subsequentes, deverão apresentar e defender o seu TCC dentro do prazo máximo de três (3) meses a contar do término da última disciplina pendente. Casos excepcionais, previstos na legislação pertinente, serão analisados à parte, e de forma conjunta pela Coordenação do Curso e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV.
A orientação do TCC ocorrerá de forma presencial e/ou a distância, utilizando webconferência, a critério do orientador. Preferencialmente, a orientação acontecerá por meio da disciplina “Trabalho de Conclusão do Curso”.
O Trabalho de Conclusão do Curso será construído após o oferecimento dos módulos e das disciplinas, iniciando-se pela definição do tema/problema. O projeto será elaborado e conduzido individualmente.
O TCC terá supervisão da Comissão Coordenadora, em conjunto com docentes do programa. Dessa forma, será possível propor e desenvolver trabalhos. O Trabalho poderá ser construído com a integralização de conteúdos e disciplinas, sendo conduzido individualmente. Cada orientador será responsável por até 10 TCCs.
A avaliação final do Trabalho de Conclusão do Curso acontecerá de forma individual, por aluno, incluindo a apresentação do material escrito e da defesa pública perante a banca examinadora.
Após a conclusão e aprovação em todas as disciplinas do curso, cada aluno deverá preparar o TCC e apresentar seminário aberto à comunidade, sendo avaliado por uma banca composta pelo orientador e mais dois examinadores, que estabelecerão pontuação entre 0 a 100. Será considerado aprovado no TCC o estudante que obtiver nota mínima 60 (sessenta), por todos os avaliadores, sendo a nota final igual à média das notas individuais de cada avaliador.