Segurança em Instalações Elétricas

Busca capacitar os participantes, principalmente, sobre instalações básicas em energia elétrica, a divisão dos circuitos e das proteções para evitar curto-circuito e sobrecargas.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 60 horas

– Entender as instalações básicas em energia elétrica, a divisão dos circuitos e as proteções deles contra curto-circuito e sobrecargas.

Serão abordados os principais fatores e condições que provocam o choque elétrico no corpo humano e como se proteger deste fenômeno.

O egresso deverá ser capaz de avaliar se as instalações de cargas elétricas (aparelhos de ar condicionado, chuveiros, etc.) se encontram em condições de uso com segurança e, se não estiver dentro das normas, como proceder para aplicá-las.

Também deverá compreender a área de proteção de para-raios (SPDA = Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) e da utilização de dispositivos eletroeletrônicos contra surtos em redes elétricas.

Finalmente, serão apresentados as principais e mais utilizadas técnicas de primeiros socorros para acidentados com eletricidade.

– Profissionais e estudantes da área de eletricidade e público em geral.

CAPÍTULOS

CONTEÚDO

I – Conceitos Básicos em Instalações Elétricas (Primeira Semana)

(10 horas) – Classificações básicas das instalações elétricas. Principais falhas em instalações elétricas. Condutor de proteção (Terra). Disjuntores. DR e DPS. Circuitos de Instalações elétricas com segurança. Avaliações.

II – Choque Elétrico e Eletricidade Estática (Segunda Semana)

(10 horas) – Choque elétrico. Condições para o choque elétrico. Atitudes em acidentes com choque elétrico. Percepções no choque elétrico. Eletricidade Estática. Como eliminar eletricidade estática do corpo humano. Avaliações.

III – Aterramento e Para-Raios (Terceira  Semana)

(10 horas) – Aterramento. Como são formados os ráios.

Pára-Raios (SPDA). Métodos de projetos de SPDA. Avaliações.

IV – Segurança em Subestações de Energia (Quarta  Semana)

(10 horas) – Instalações elétricas de subestações de energia. Análise de riscos em cabines de transformação. Riscos ambientais. Riscos ergonômicos. Riscos de acidentes. Avaliações.

V – Norma Regulamentadora NR – 10 (Quinta Semana)

(10 horas) – Objetivo da NR-10. Aplicação da NR-10.

Conceitos fundamentais. Medidas de controle. Segurança em instalações elétricas energizadas. Habilitação. Qualificação. Capacitação. Autorização dos trabalhadores. Responsabilidades. Avaliações.

VI – EPIs e Primeiros Socorros

(Sexta Semana)

(10 horas) –  Equipamentos de Proteção Individual. Equipamentos de Proteção Coletiva. Legislação sobre o ato de prestar os primeiros socorros. Sinais vitais. Primeiros socorros em acidentes com eletricidade. Método de “Holger e Nielse”. Método da respiração artificial. Método de “Sylvester”. Transporte de acidentados. Avaliações.

Tarcísio de Assunção Pizziolo
Doutor e graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia Agrícola.

A estruturação do material e das técnicas de tutoria a distância serão desenvolvidas pelos docentes do curso, com a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV Campus Viçosa.

A base de comunicação entre alunos, professores e tutores será o ambiente virtual de aprendizado da UFV, o PVANet.

O professor programará as atividades da disciplina para cada semana, facilitando a orientação dos estudantes. Com base na apresentação de aulas narradas, leituras e testes de autoavaliação, serão promovidos e provocados debates e interações aluno-aluno e aluno-professor, utilizando o fórum ou outra ferramenta interativa.

Os cursistas serão avaliados pela realização das atividades propostas no curso.

Será concedido certificado de conclusão do curso ao aluno que:

  • Obtiver desempenho igual ou superior a 60% em todas as avaliações;
  • Cumprir todas as etapas do conteúdo programático no prazo definido para a realização do curso.

Serão desligados do curso os estudantes que não acessarem o PVANet, pelo menos, uma vez por semana e/ou não entregarem, no mínimo, 60% das atividades propostas na semana, dentro do prazo determinado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.