Prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas

Capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça e segurança pública, no desenvolvimento de estratégias e projetos de prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas no território escolar.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 180 horas
Número de Vagas: 150
Informações e Dúvidas: pud.secretaria@ufv.br - (31) 3899-1265

NOTÍCIAS DO CURSO:

Lista de selecionados

O curso é parte integrante do Programa “Crack, é possível vencer!” e do Programa Saúde na Escola (MEC/MS). Seu objetivo é:

– Qualificar educadores, gestores da educação e da saúde e profissionais da saúde, que atuam em escolas, para a promoção da saúde e para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e minimização de suas consequências no cotidiano de escolares.

OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

– Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuação na promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

– Orientar educadores, gestores da educação e saúde e profissionais de saúde inseridos nas escolas para atuação em rede no desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

– Orientar a elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção, com interface na pesquisa acerca da promoção de saúde e da prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas na escola por meio do aprofundamento de conhecimentos acerca da problemática e da prática intersetorial;

– Desenvolver atitudes humanizadoras na condução de problemas decorrentes do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas visando ao aprimoramento das relações pessoais e interpessoais, contribuindo para a formação de novos cidadãos;

– Possibilitar aos professores de escolas públicas e profissionais de saúde condições de inovar, reciclar, aperfeiçoar seus conhecimentos acerca do que é saúde e como aplicar este conceito dentro do contexto da Escola.

O público-alvo é de educadores, gestores educacionais e de saúde e profissionais de saúde, atuantes em escolas da rede pública de ensino fundamental e médio. As inscrições estarão disponíveis aos profissionais alocados em todas as superintendências regionais de ensino de Minas Gerais.

São condições para participação:

– ser professor, gestor educacional ou profissional de saúde da rede pública de ensino de Minas Gerais;

– ter acesso à internet para realizar as atividades a distância e a introdução ao ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o “PVANet”.

As 150 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e matrícula, ambas realizadas no ambiente virtual do curso.

 
        ETAPA         CONTEÚDO Carga Horária
FASE 1:Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Livro-Texto

Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e política pública

Unidade 1. A escola e o educando

Unidade 2. Conhecendo o adolescente

Unidade 3. Adolescentes e a proteção no âmbito das políticas públicas

Unidade 4. Escola em rede: legislação e políticas pública integradas na prevenção do uso de drogas

30

Módulo 2. Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção

Unidade 5. O que são as drogas?

Unidade 6. As relações com as drogas e as diferentes abordagens

Unidade 7. O uso de drogas no Brasil

Unidade 8. Redes sociais e prevenção do uso de drogas no contexto da escola

30

Módulo 3. A prevenção do uso de drogas no modelo de educação para a saúde e das redes sociais

Unidade 9. Modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção

Unidade 10. Mobilizando redes sociais no trabalho comunitário

Unidade 11. Acolhendo o adolescente em situação de risco

30

Módulo 4. Ações preventivas do uso de drogas na escola

Unidade 12. Integrando a prevenção no currículo escolar

Unidade 13. Apostando na participação juvenil

Unidade 14. Resgatando a autoridade na família e na escola

Unidade 15. Fortalecendo a escola na comunidade

Unidade 16. Construindo o projeto da escola sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas

30
FASE 2: Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Caderno de orientações: construindo o projeto de prevenção do uso de drogas da escola Módulo 1. Atividade colaborativa de aprendizagem: Caracterização da escola, dos educandos e da rede social 12
Módulo 2. Atividade colaborativa de aprendizagem: Caracterização dos fatores de proteção e de risco na escola 12
Módulo 3. Atividade colaborativa de aprendizagem: Definição dos referenciais teóricos, dos objetivos e dos sujeitos da intervenção 12
Módulo 4. Atividade colaborativa de aprendizagem: Definição da metodologia, dos eixos de ação e sistematização do projeto 12
Módulo 5. Atividade colaborativa de aprendizagem: Implementando ações do projeto de prevenção do uso de drogas da escola 12
Total 180

Coordenador Institucional: Prof. dr. Renato Pereira da Silva

Coordenador Institucional: Renato Pereira da Silva

Coordenador Pedagógico: Maria Inês de Souza Dantas

Professor-pesquisador: Maria Cândida Januzzi de Oliveira

Tutores:

Clarice Santana Milagres

Érika David Barbosa

Júnia Zacour Azevedo Del Giudice

Soraia Aparecida Teixeira Silva

O curso será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV, o PVANet, totalmente na modalidade a distância.

A metodologia será desenvolvida pelos princípios pedagógicos da aprendizagem ativa: pautada numa concepção pedagógica interativa, colaborativa e reflexiva, que proporcione uma rede de conhecimento, progressiva e continuada, com autonomia, autodisciplina e comprometimento com a aprendizagem. Serão utilizados recursos multimídia para a interação e a cooperação durante o curso, visando à aprendizagem mais colaborativa, contextual e ativa.

A carga horária do curso é de 180 horas e está programado de modo que seja concluído em cinco meses. E O curso será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV, o PVANet, totalmente na modalidade a distância.

A metodologia será desenvolvida pelos princípios pedagógicos da aprendizagem ativa: pautada numa concepção pedagógica interativa, colaborativa e reflexiva, que proporcione uma rede de conhecimento, progressiva e continuada, com autonomia, autodisciplina e comprometimento com a aprendizagem. Serão utilizados recursos multimídia para a interação e a cooperação durante o curso, visando à aprendizagem mais colaborativa, contextual e ativa.

A carga horária do curso é de 180 horas e está programado de modo que seja concluído em cinco meses.

O cursista deverá dedicar, no mínimo, 1h 15 diariamente (on-line) para a realização de todas as atividades programadas no curso, incluindo o seu estudo individual e em grupo, bem como a realização das avaliações.

A frequência ao curso será controlada por meio do tempo de acesso ao PVAnet. A atividade final do curso consistirá na postagem de um Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas caracterizado para a escola de origem do cursista.

Serão distribuídos aos cursistas exemplares físicos do Livro-Texto e do Caderno de Orientações: Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola, e um DVD com os vídeos do curso. A realização de web conferência, áudio-aulas e vídeo-aulas também estão programadas para o curso.

Um período adicional de 10 horas para ambientação no PVAnet também foi programado para o cursista

O curso é organizado em torno de três atividades de aprendizagem fundamentais: exercícios objetivos, fóruns de discussão e atividades colaborativas, que serão avaliadas a partir de critérios específicos, previamente definidos pela equipe de professores e tutores.

O processo avaliativo inclui relatórios do tutor, autoavaliação do educador e valorização das participações no decorrer do curso, numa perspectiva formativa e processual da avaliação. A assiduidade ao ambiente virtual e a pontualidade dos cursistas no cumprimento das atividades também serão consideradas na avaliação.

Os educadores-cursistas quer obtiverem média final igual ou superior a 50 receberão Certificado de Extensão Universitária, emitido pela Universidade de Federal de Viçosa, com carga horária de 180 horas.

A certificação ocorrerá de dois a seis meses após o término do curso.

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