
Cursos de Extensão (Curta Duração)
Prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas
Capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça e segurança pública, no desenvolvimento de estratégias e projetos de prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas no território escolar.
Status: Em Andamento
NOTÍCIAS DO CURSO:
O curso é parte integrante do Programa “Crack, é possível vencer!” e do Programa Saúde na Escola (MEC/MS). Seu objetivo é:
– Qualificar educadores, gestores da educação e da saúde e profissionais da saúde, que atuam em escolas, para a promoção da saúde e para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e minimização de suas consequências no cotidiano de escolares.
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
– Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuação na promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
– Orientar educadores, gestores da educação e saúde e profissionais de saúde inseridos nas escolas para atuação em rede no desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
– Orientar a elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção, com interface na pesquisa acerca da promoção de saúde e da prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas na escola por meio do aprofundamento de conhecimentos acerca da problemática e da prática intersetorial;
– Desenvolver atitudes humanizadoras na condução de problemas decorrentes do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas visando ao aprimoramento das relações pessoais e interpessoais, contribuindo para a formação de novos cidadãos;
– Possibilitar aos professores de escolas públicas e profissionais de saúde condições de inovar, reciclar, aperfeiçoar seus conhecimentos acerca do que é saúde e como aplicar este conceito dentro do contexto da Escola.
O público-alvo é de educadores, gestores educacionais e de saúde e profissionais de saúde, atuantes em escolas da rede pública de ensino fundamental e médio. As inscrições estarão disponíveis aos profissionais alocados em todas as superintendências regionais de ensino de Minas Gerais.
São condições para participação:
– ser professor, gestor educacional ou profissional de saúde da rede pública de ensino de Minas Gerais;
– ter acesso à internet para realizar as atividades a distância e a introdução ao ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o “PVANet”.
As 150 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e matrícula, ambas realizadas no ambiente virtual do curso.
ETAPA | CONTEÚDO | Carga Horária |
FASE 1:Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Livro-Texto |
Módulo 1: O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e política pública Unidade 1. A escola e o educando Unidade 2. Conhecendo o adolescente Unidade 3. Adolescentes e a proteção no âmbito das políticas públicas Unidade 4. Escola em rede: legislação e políticas pública integradas na prevenção do uso de drogas |
30 |
Módulo 2. Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção Unidade 5. O que são as drogas? Unidade 6. As relações com as drogas e as diferentes abordagens Unidade 7. O uso de drogas no Brasil Unidade 8. Redes sociais e prevenção do uso de drogas no contexto da escola |
30 | |
Módulo 3. A prevenção do uso de drogas no modelo de educação para a saúde e das redes sociais Unidade 9. Modelo sistêmico e da educação para a saúde na prevenção Unidade 10. Mobilizando redes sociais no trabalho comunitário Unidade 11. Acolhendo o adolescente em situação de risco |
30 | |
Módulo 4. Ações preventivas do uso de drogas na escola Unidade 12. Integrando a prevenção no currículo escolar Unidade 13. Apostando na participação juvenil Unidade 14. Resgatando a autoridade na família e na escola Unidade 15. Fortalecendo a escola na comunidade Unidade 16. Construindo o projeto da escola sobre prevenção do uso de álcool e outras drogas |
30 | |
FASE 2: Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Caderno de orientações: construindo o projeto de prevenção do uso de drogas da escola | Módulo 1. Atividade colaborativa de aprendizagem: Caracterização da escola, dos educandos e da rede social | 12 |
Módulo 2. Atividade colaborativa de aprendizagem: Caracterização dos fatores de proteção e de risco na escola | 12 | |
Módulo 3. Atividade colaborativa de aprendizagem: Definição dos referenciais teóricos, dos objetivos e dos sujeitos da intervenção | 12 | |
Módulo 4. Atividade colaborativa de aprendizagem: Definição da metodologia, dos eixos de ação e sistematização do projeto | 12 | |
Módulo 5. Atividade colaborativa de aprendizagem: Implementando ações do projeto de prevenção do uso de drogas da escola | 12 | |
Total | 180 |
Coordenador Institucional: Prof. dr. Renato Pereira da Silva
Coordenador Institucional: Renato Pereira da Silva
Coordenador Pedagógico: Maria Inês de Souza Dantas
Professor-pesquisador: Maria Cândida Januzzi de Oliveira
Tutores:
Clarice Santana Milagres
Érika David Barbosa
Júnia Zacour Azevedo Del Giudice
Soraia Aparecida Teixeira Silva
O curso será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV, o PVANet, totalmente na modalidade a distância.
A metodologia será desenvolvida pelos princípios pedagógicos da aprendizagem ativa: pautada numa concepção pedagógica interativa, colaborativa e reflexiva, que proporcione uma rede de conhecimento, progressiva e continuada, com autonomia, autodisciplina e comprometimento com a aprendizagem. Serão utilizados recursos multimídia para a interação e a cooperação durante o curso, visando à aprendizagem mais colaborativa, contextual e ativa.
A carga horária do curso é de 180 horas e está programado de modo que seja concluído em cinco meses. E O curso será oferecido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFV, o PVANet, totalmente na modalidade a distância.
A metodologia será desenvolvida pelos princípios pedagógicos da aprendizagem ativa: pautada numa concepção pedagógica interativa, colaborativa e reflexiva, que proporcione uma rede de conhecimento, progressiva e continuada, com autonomia, autodisciplina e comprometimento com a aprendizagem. Serão utilizados recursos multimídia para a interação e a cooperação durante o curso, visando à aprendizagem mais colaborativa, contextual e ativa.
A carga horária do curso é de 180 horas e está programado de modo que seja concluído em cinco meses.
O cursista deverá dedicar, no mínimo, 1h 15 diariamente (on-line) para a realização de todas as atividades programadas no curso, incluindo o seu estudo individual e em grupo, bem como a realização das avaliações.
A frequência ao curso será controlada por meio do tempo de acesso ao PVAnet. A atividade final do curso consistirá na postagem de um Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas caracterizado para a escola de origem do cursista.
Serão distribuídos aos cursistas exemplares físicos do Livro-Texto e do Caderno de Orientações: Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola, e um DVD com os vídeos do curso. A realização de web conferência, áudio-aulas e vídeo-aulas também estão programadas para o curso.
Um período adicional de 10 horas para ambientação no PVAnet também foi programado para o cursista
O curso é organizado em torno de três atividades de aprendizagem fundamentais: exercícios objetivos, fóruns de discussão e atividades colaborativas, que serão avaliadas a partir de critérios específicos, previamente definidos pela equipe de professores e tutores.
O processo avaliativo inclui relatórios do tutor, autoavaliação do educador e valorização das participações no decorrer do curso, numa perspectiva formativa e processual da avaliação. A assiduidade ao ambiente virtual e a pontualidade dos cursistas no cumprimento das atividades também serão consideradas na avaliação.
Os educadores-cursistas quer obtiverem média final igual ou superior a 50 receberão Certificado de Extensão Universitária, emitido pela Universidade de Federal de Viçosa, com carga horária de 180 horas.
A certificação ocorrerá de dois a seis meses após o término do curso.