Licenciatura em História

Preferencialmente, visa capacitar professores que atuam nas escolas públicas estaduais e municipais, na área de História, conforme Política Nacional de Formação de Professores, instituída pelo Decreto 6755/2009.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 2835 horas

Geral:

Formação de docentes da educação básica, na rede de ensino pública estadual e municipal de Minas Gerais, não graduados, ao exercício da licenciatura plena em História.

Específicos:

  • Dominar os fundamentos básicos necessários à formação do professor de História, suas didáticas e metodologias de ensino, tendo como finalidade propiciar/administrar diversas situações de ensino-aprendizagem;
  • Atuar como educador em todos os espaços e ambientes de educação formal no ensino básico e médio, como também nos espaços educativos não-formais, tais como a educação de jovens e adultos;
  • Estimular o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e de inserção nos meios sociais, contribuindo também de todas as formas possíveis para a sua concretização;
  • Promover a articulação entre as disciplinas, sobretudo entre as atividades de ensino, a fim de que o graduando conheça as realidades educacionais e nela possa intervir de forma construtiva.
  • Praticar um sistema de avaliação permanente de modo a promover a melhoria qualitativa das atividades acadêmicas;
  • Revisar e atualizar permanentemente os conteúdos programáticos, a bibliografia utilizada e os recursos didáticos utilizados;
  • Incentivar a organização e preservação da memória histórica local, regional e nacional, criando nos discentes, a conscientização da importância do estudo do passado como forma de conhecimento e transformação da realidade presente;
  • Estimular a participação coletiva, através da discussão permanente, dos docentes e discentes, sobre a formação do Historiador;
  • Promover atividades de ensino voltadas para o ensino de História, tanto a educação inicial como a continuada, contribuindo assim para a formação de professores críticos e reflexivos, dotados de atitude investigativa;
  • Preparar o graduando para o exercício da prática do trabalho, da cidadania e da vida cultural, de forma que seja capaz de atuar em contextos escolares e não-escolares;
  • Valorizar a participação do graduando no âmbito das práticas sócio-culturais, presentes nos diversos espaços sociais como os programas de educação popular e aqueles voltados para a preservação e divulgação do patrimônio histórico;
  • Utilizar tecnologias da informação e da comunicação como ferramenta e objeto de estudo, no cotidiano de trabalho como professor.

Poderão se inscrever para as vagas reservadas à Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica os candidatos que atendam às seguintes exigências:

  • Estar em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica, que sejam:
  1. graduados não licenciados;
  2. licenciados em área diversa da atuação docente; ou
  3. de nível médio, na modalidade normal, de acordo com o Inciso III, do Artigo 11 do Decreto Nº 6.755. Serão oferecidas 50 vagas por polo.
  • Ter a sua inscrição na Plataforma Freire homologada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e/ou pelas Secretarias Municipais de Educação, que encaminharão a relação de candidatos para a Universidade Federal de Viçosa, de acordo com o Artigo 4º da Portaria Normativa n. 9.
  • Poderão se inscrever, para o preenchimento das vagas de demanda social, qualquer cidadão que tenha completado o Ensino Médio ou que possua o certificado de conclusão desse nível de ensino, obtido pela via regular ou por suplência (Portaria n o 391, do MEC, de 07/02/2002). Serão oferecidas 10 vagas por polo.
Exigência Horas-Aula

Prazos

Anos

Disciplinas obrigatórias

2.835

Mínimo

3,5

A. A. C. C. (225h) * Padrão

4

Estágio Supervisionado (405h) Máximo

8

Práticas Profissionais (420 h)
TOTAL

2835

SEQUÊNCIA SUGERIDA

Disciplinas Obrigatórias
Código  Nome
Carga Horária Cr(T-P) Total
H.A.
Pré-requisito
(Pré ou Co-requisito)*

1º Período

HIT260 Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da História             4(2-4)              90
HIT110 Introdução aos Estudos Históricos 4(4-0)  60
HIT261 Metodologia do Ensino da História I 3(0-6)  90
TOTAL 11 240

2º Período

HIT111 História e Patrimônio 5(4-2) 90
HIT120 História Antiga 4(4-0)  60
HIT262 Metodologia do Ensino da História II 2(0-4)  60
CIS222 História das Idéias Políticas 4(4-0)  60
GEO101 Geografia e Construção do Espaço 4(4-0)  60
TOTAL 19 330
TOTAL ACUMULADO 30 570

3º Período

HIT212 Teorias e Metodologias da História 4(4-0)  60
HIT220 História Medieval 4(4-0)  60
HIT263 Metodologia do Ensino da História III 2(0-4) 60
HIT221 Temas em História da Arte 4 (4-0) 60
CIS234 Antropologia 4(4-0)  60
TOTAL 18 300
TOTAL ACUMULADO 48 870

4º Período

HIT340 História da América I 4(4-0)  60
HIT320 História Moderna I 4(4-0)  60
HIT264 Metodologia do Ensino da História IV 2(0-4)  60
CIS213 História das Idéias Sociológicas 4(4-0)  60
HIT330 História do Brasil I 4(4-0)  60
TOTAL 18 300
TOTAL ACUMULADO 66 1170

 

5º Período

HIT341 História da América II 4(4-0)  60
HIT321 História Moderna II 4(4-0)  60
HIT333 Temas em História de Minas Gerais 4(4-0)  60
HIT265 Metodologia do Ensino da História V 2(0-4)  60
HIT331 História do Brasil II 4(4-0)  60
TOTAL 18 300
TOTAL ACUMULADO 84 1.470

6º Período

HIT440 História da América III 4(4-0)  60
HIT420 História Contemporânea I 4(4-0)  60
HIT334 Temas em História Agrária e Ambiental 4 (4-0) 60
EDU117 Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento 4(4-0)  60
HIT430 História do Brasil III 4(4-0)  60
TOTAL 20 300
TOTAL ACUMULADO 98 1.770

7º Período

HIT421 História Contemporânea II 4(4-0)  60
HIT433 História e Cultura Afro-Brasileira 4(4-0) 60
HIT390 Atividades Acadêmicas Científico-Culturais 0(0-16)  240
EDU123 Filosofia 4 (4-0) 60
EDU144 Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio 4(4-0)  60
HIT431 História do Brasil IV 4(4-0)  60
TOTAL

                20

570
TOTAL ACUMULADO 118 2.310

 

8 º Período

HIT410 Historiografia 4(4-0)  60
EDU155 Didática 4(4-0)  60 EDU117
HIT461 Estágio Supervisionado 0(0-27)  405
TOTAL 8 525
TOTAL ACUMULADO 126 2.835

*A. A. C. C. – Atividades Acadêmicas Científico-Culturais são atividades extraclasse realizadas pelos discentes, apresentadas e comprovadas à coordenação no decorrer do curso, quais sejam, simpósios, seminários, semanas acadêmicas, representação estudantil, atividades de pesquisa, etc.

Comissão Coordenadora:

Profª. Dra. Patrícia Vargas Lopes de Araujo
Profª. Dra. Karla Denise Martins
Prof. Dr. Jonas Marçal de Queiroz

1. Álvaro de Araújo Antunes  (Departamento de História)

2.  Angelo Adriano Faria de Assis (Departamento de História)

3.  Leonardo Civale (Departamento de Geografia)

4.  Fábio Faria Mendes (Departamento de História)

5. Jonas Marçal de Queiroz (Departamento de História)

6. Karla Denise Martins (Departamento de História)

7. Marilda Ionta Gomide (COLUNI)

8. Patrícia Vargas Lopes de Araujo (Departamento de História)

9. Rita de Cássia de Souza (Departamento de Pedagogia)
 
10. Marcelo Loures dos Santos (Departamento de Pedagogia)

11.Carlos Vasconcellos Farias (Departamento de Pedagogia)

12. Etelvina Maria Valente dos Anjos Silva (Departamento de Pedagogia)

13. Joana D’Arc Germano Hollerbarch (Departamento de Educação)

14. Maria Marta Santos Camisassa (Departamento de Arquitetura)

15. Douglas Mansur da Silva (Departamento de Ciências Sociais)

Devido à separação física entre o professor e o estudante (na maior parte do curso), serão usados diferentes recursos de comunicação para possibilitar uma formação completa do aluno. Cada aluno terá acesso a materiais impressos e em versão eletrônica, conteúdos em áudio e vídeo para web e outras mídias digitais, além de acompanhamento de professores e tutores, auxiliando no desenvolvimento de suas atividades.

Dessa forma, esta proposta visa à produção e utilização de materiais com uma linguagem mais acessível e que dialogue com o estudante, visto que este curso exige um estudo independente por parte do aluno, no qual ele passa a controlar o tempo que dedicará à realização das atividades das disciplinas cursadas.

Durante o decorrer de uma disciplina, o professor manterá seu foco no aluno e não somente na turma, uma vez que esta modalidade de ensino exige um atendimento mais individualizado para o acompanhando dos avanços e auxílio nos pontos em que o aluno tiver mais dificuldade de compreensão. Também ao longo do curso serão estimuladas as atividades cooperativas.

Um diferencial deste projeto é a utilização dos recursos digitais, sobretudo aqueles que privilegiam a interação proporcionada pela internet, associada aos materiais impressos. Assim sendo, além da diplomação dos professores, este projeto tem como meta a busca e o desenvolvimento de materiais didáticos e objetos de aprendizagem que possibilitem novas e produtivas formas de compreensão das disciplinas.

Outra característica é o aprofundamento em conteúdos essenciais à prática docente inserindo discussões relacionadas aos aspectos práticos do Ensino da História ao longo do curso. Além disso, preza-se, também, pela introdução da pedagogia de projetos interdisciplinares, o que poderá trazer contribuições efetivas para os campos de atuação dos profissionais matriculados no curso.

A avaliação deve ser entendida enquanto processo ao longo do curso que se desdobra na aquisição de conhecimento do aluno no decorrer de cada disciplina e em cada semestre.

Neste processo é importante considerar o conhecimento prévio, a bagagem cultural que o aluno traz e relacioná-los com as transformações que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem do mesmo. O docente deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, enfim, as conquistas do estudante no decorrer do curso, comparando o antes, o durante e o depois do processo.

A avaliação deve ter um caráter diagnóstico e também possibilitar a autoavaliação do professor e seu próprio desempenho, propiciando uma reflexão sobre a sua didática e outras possibilidades de como atuar no processo de aprendizagem dos alunos. Partindo destes pressupostos, os procedimentos gerais do processo de avaliação do rendimento escolar seguirão as normas do regulamento dos cursos de graduação da UFV, mas cabe ao professor organizar e propor as atividades avaliativas ao longo de cada semestre e em cada uma das disciplinas sob sua responsabilidade, com apoio dos tutores, tais como:

  • avaliações presenciais obrigatórias, previstas nos programas de cursos, de conteúdos específicos das disciplinas (provas e/ou outras atividades desenvolvidas presencialmente);
  • participação em atividades propostas nos polos regionais;
  • participação nas atividades propostas no ambiente de aprendizagem;
  • desempenho geral do aluno durante o desenvolvimento do curso.

A forma de avaliação deverá ser indicada no programa de curso de cada disciplina. Cabe à coordenação do curso, informar e disponibilizar aos alunos os critérios de aprovação nas disciplinas:

  • a verificação do rendimento escolar compreenderá frequência e aproveitamento nos estudos, que devem ser atingidos conjuntamente;
  • a verificação da apreensão dos objetivos e conteúdos de cada disciplina será realizada progressivamente, no decorrer do período letivo, por meio de instrumentos de avaliação indicados no programa de curso;
  • a nota final será o resultado das avaliações previstas no programa de curso da disciplina, com peso maior para as avaliações presenciais;
  • a nota mínima para aprovação de cada disciplina é 6,0 (seis) ou conceito S (satisfatório);
  • será facultada outra avaliação na disciplina (exame final) ao estudante que, no conjunto das avaliações ao longo do período letivo, obtiver nota igual ou superior a 40 (quarenta) e inferior a 60 (sessenta), a qual será realizada em datas determinadas pela Comissão Coordenadora do curso, obedecendo ao prazo mínimo de 5 (cinco) dias após o encerramento das atividades letivas;

A média final será obtida por meio da fórmula:
Onde: NF = nota final CA = conjunto das avaliações ao longo do período letivo EF = nota do exame final – Será aprovado na disciplina o estudante que obtiver NF igual ou superior a 60 (sessenta);

  • Será considerado reprovado na disciplina o estudante que obtiver, após a realização do exame final, nota final inferior a 60 (sessenta).

O estudante que for reprovado em até duas disciplinas em um dos períodos do curso poderá cursá-las, concomitantemente, com as disciplinas do módulo subsequente. O aluno não poderá acumular reprovação em mais de duas disciplinas, sendo nesta situação desligado do curso.

A frequência dos alunos será observada por meio do “Gerenciamento de acesso” ao PVANet, que permite a identificação dos usuários que acessaram, ou não, em determinado período de tempo, o espaço da disciplina, os dias acessados e o número de acessos. Permite ainda identificar com rapidez os estudantes que fizeram determinada avaliação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.