
Cursos de Extensão (Curta Duração)
Higiene dos Alimentos
O curso de “Higiene dos Alimentos”, utilizando o método de Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos – ABP foi planejado para atender ao público específico de educadores da área de Ciência dos Alimentos, vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs – e tem por finalidade avaliar a aplicação do método de ABP, na referida área.
Status: Em Andamento
A premissa básica do curso é articular uma reflexão da teoria e da prática da ABP, viabilizando aos educadores da área de Ciências dos Alimentos vinculados aos IFs, aplicar o método na sua prática didático-pedagógica em busca de maior eficácia no processo ensino-aprendizagem e estimulando intercâmbio de experiências e convivência mais aproximada e integrada no meio acadêmico.
Os proveitos desejáveis aos educadores como resultado de aprendizagem no curso incluem as capacidades de:
1. Empregar tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem e solução de problemas;
2. Identificar formas de planejar, conduzir e avaliar conteúdos no formato de ABP;
3. Identificar, formular e resolver problemas na área de higiene dos alimentos;
4. Atualizar os conhecimentos de higiene dos alimentos ao praticar a ABP;
5. Comunicar e interagir em grupo online;
6. Atuar em equipe interdisciplinar;
7. Reconhecer a necessidade de engajar-se num processo de aprendizagem continuada.
Educadores da área de Ciência dos Alimentos vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Semana | Tópico | Conteúdo |
1 | Tópico IAmbientação | I – Educação a DistânciaII – Ambiente Virtual de Aprendizagem PVANetIII – Método de ABP
IV – Atores da ABP |
2 | V – Planejando o Problema | |
3 | Tópico IITeoria da Higiene dos Alimentos | VI – Alimentos segurosVII – Perigos Físicos, Químicos e BiológicosVIII – Principais doenças veiculadas por alimentos |
4 | Tópico IIITeoria da Higiene do ambiente de trabalho e do manipulador | IX – Água de uso em setores de produção de alimentosX – Produtos detergentes e sanitizantesXI – Saúde do manipulador |
5 | Tópico IVLegislação | XII – Sistemas de Segurança de AlimentosXIII – BPFXIV – POP e PPOH
XV- APPCC XVI – Vigilância Sanitária |
6 | Tópico VOperacionalização da Higienização e Sanitização | XVII – ManipuladorXVIII – UtensíliosXIX – Equipamentos
XX- Instalações |
7 | Tópico VIAvaliação em ABP | XXI – O processo de Avaliação em ABPXXII – Avaliando em ABP |
Coordenador: Frederico José Vieira Passos e Nélio José de Andrade
Educador-pesquisador: Maria das Dores Rodrigues de Oliveira
Tutores-Mediadores: Em breve
Técnico PVANet: Luciano Fialho Soares
Os princípios do método de ABP serão aplicados nas abordagens teóricas e práticas. Serão propostos problemas pertinentes ao tema da Higiene dos Alimentos a serem solucionados em grupos de 8-9 participantes-educadores, utilizando-se o Ambientes Virtual de Aprendizagem – PVANet e o “Ambiente Online ABP”.
O participante-educador que obtiver um rendimento de 75% no somatório das avaliações do curso terá direito a um certificado de participação.