
Cursos de Extensão (Curta Duração)
Gestão de Riscos de Contratos no Setor Público
Pretende formar e aprimorar os cursistas para atuar na gestão de riscos de contratos, especialmente no âmbito de instituições governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal.
Status: Em Andamento
Visa capacitar e aprimorar os participantes para atuar na gestão de riscos de contratos, em especial no âmbito de instituições governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal. Dessa forma, pretende contribuir para o conhecimento de elementos conceituais fundamentais, técnicas e legislação de contratos administrativos, abrangendo as etapas gestão – planejamento, formalização, execução, avaliação e gestão de riscos.
Servidores públicos que atuam como: gestores e fiscais de contratos, presidentes e membros de comissão de licitações, pregoeiros, equipe de apoio, assessores jurídicos, assessores e responsáveis pelo setor de compras, no âmbito municipal, estadual e federal. Além de gestores e funcionários de empresas que prestam serviços para o setor público e demais interessados.
A carga horária total do curso é de 82 horas/aula e será desenvolvida integralmente na modalidade a distância. Em geral, cada módulo temático será realizado em uma ou duas semanas, dependendo da carga horária do módulo. Os módulos temáticos, os seus conteúdos, carga horária e os docentes são descritos a seguir:
Módulos |
Conteúdo |
Carga horária |
Professor |
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Planejamento da Contratação |
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10 |
Ludiany Barbosa Sena Miranda | ||||
Licitação |
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16 |
Camila Henriques de Paula |
Módulos |
Conteúdo |
Carga horária em Horas/Aula |
Professor |
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Contrato administrativo |
1.1. Diferença entre contrato, convênio e consórcio
3.1. Finalidade pública 3.2. Natureza de contrato de adesão 3.3. Prazo Determinado (art. 57) 3.4. Mutabilidade (art.65) 3.5. Presença de cláusulas exorbitantes
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16 |
Wagner Gonçalves Rocha | |||
Gestão e execução do contrato |
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20 |
Ludiany Barbosa Sena Miranda |
Módulos |
Conteúdo |
Carga horária em Horas/Aula |
Professor |
Gestão de Riscos dos Contratos |
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20 |
Nálbia de Araújo Santos |
Coordenação:
Nálbia de Araújo Santos
Doutora em Ciências Contábeis
Ludiany Barbosa Sena Miranda
Mestre em Administração Pública
Corpo docente:
Camila Henriques de Paula
Mestre em Administração
Wagner Gonçalves Rocha
Mestre em Administração
Jansen Cardoso Pereira
Mestre em Economia Doméstica
Nálbia de Araújo Santos
Ludiany Barbosa Sena Miranda
O curso será exclusivamente a distância. Assim sendo, serão usados recursos tecnológicos para viabilizar a participação, integração e a capacitação de seus participantes, por intermédio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da UFV, o PVANet.
Serão oferecidas atividades on-line, vídeo-aulas, aulas narradas, estudo dirigido, caso de ensino, fóruns e debates. Essas atividades serão realizadas com a mediação de tutores, que podem ser atividades síncronas e assíncronas, com o emprego dos recursos e interfaces de comunicação do AVA.
O material didático vai constar de: programa do curso, guia didático para leitura, aulas narradas, quadro digital, tutoriais, vídeos, webconferência e material para leitura.
Espera-se que cada aluno deve disponibilizar, pelo menos, 10 horas semanais para o acompanhamento do curso e desenvolvimento das atividades propostas. Existe uma previsão 5 horas de interação, on-line, além dos estudos dos materiais disponíveis, cujo tempo médio estimado é de mais 5 horas.
Para as atividades on-line, serão computados os registros de presença no sistema, além das participações nos fóruns, chats e demais atividades, controladas pelos professores e tutores. Nas atividades avaliativas, o controle será baseado na entrega das demandas no tempo e na qualidade desejada.
Em geral, os conteúdos serão iniciados sempre às segundas-feiras da primeira semana e finalizados às quartas-feiras da segunda semana, com exceção do modulo de Planejamento da Contratação, por ser de apenas 10 horas-aula, que será desenvolvido em uma semana. Nas quintas-feiras, haverá espaço para esclarecimento de dúvidas, revisão e encerramento das discussões, via chat e fórum.
As avaliações são programadas para as sextas-feiras e sábados, visando dar mais flexibilidade ao aluno.
Todos os alunos terão a oportunidade de realização de cada módulo on-line, de acordo com a programação. Ao final de cada módulo, haverá um processo avaliativo no valor de 100 pontos.
O aluno tem que atingir pelo menos 60% de aproveitamento no módulo temático para a sua aprovação.
Caso perca o módulo ou a avaliação, ao aluno é facultado realizar o módulo e/ou a avaliação novamente, com o próximo módulo ou ao final do curso. O participante que não conseguir a aprovação em um ou mais módulos terá uma segunda chance na última semana do curso.
Os alunos poderão ser desligados diante das seguintes situações:
a) abandono do curso;
b) não cumprimento das atividades avaliativas;
c) não cumprimento com as obrigações acadêmicas on-line e presenciais, no mínimo exigido;
d) não cumprimento com as obrigações financeiras do curso.