Fitoterapia Baseada em Evidências

É destinado a estudantes, gestores e profissionais que tenham interesse ou atuam na área de plantas medicinais e fitoterápicos. 

Status: Em Andamento

Carga Horária: 60 horas
Investimento: Taxa Inscrição: R$290,00
Número de Vagas: Ilimitadas
Informações e Dúvidas: E-mail: dbb@ufv.br
Prazo para finalização: 180 dias após a identificação do pagamento.

Investimento:
R$290,00 – Valor promocional válido por tempo limitado.
– Assim que confirmados os dados de pagamento, o estudante será matriculado e poderá começar o curso.

Observação:
– Uma vez matriculado, o estudante terá um limite de 6 meses para concluir o curso.
– Em caso de reprovação, o estudante terá que aguardar nova oferta do curso para voltar a se inscrever.

Ao final deste curso, você estará apto a:

Conhecer como tem sido o emprego do uso das plantas medicinais ao longo da história da humanidade, além dos diferentes acontecimentos que marcaram o desenvolvimento da fitoterapia brasileira;

Compreender as bases científicas da botânica, agricultura, química e farmacologia que corroboram para o conhecimento das propriedades medicinais das plantas;

Identificar processos extrativos e produtivos de fitoterápico, bem como as formas farmacêuticas adequadas para a prática fitoterápica;

Inteirar-se dos procedimentos de controle de qualidade e de requisitos para a garantia da segurança e eficácia de fitoterápicos;

Identificar fontes de informações científicas e tradicionais que permitam atualização contínua e promovam práticas seguras da fitoterapia;

Saber utilizar criticamente a produção científica dessa área e propor estudos que atestem a segurança, eficácia/efetividade de um fitoterápico;

Estar informado sobre as políticas de regulamentação no setor, dando suporte para a compreensão dos protocolos adotados pela indústria e em serviços de saúde que oferecem a fitoterapia;

Conhecer fitoterápicos com evidências científicas para o uso clínico;

Propor arranjos produtivos locais que promovam a produção e o uso racional de fitoterápicos. 

 

É destinado a estudantes, gestores e profissionais que tenham interesse ou atuam na área de plantas medicinais e fitoterápicos. O curso é também de grande contribuição para professores e pesquisadores ligados a esta temática.

Ínicio do curso

Assim que forem confirmados os dados de pagamento, o (a) estudante será matriculado (a) e poderá começar o curso.

Observação: Uma vez matriculado, o (a) estudante terá um limite de 6 meses para concluir o curso. Em caso de reprovação, o estudante terá que aguardar nova oferta do curso para se inscrever novamente.

 

Está organizado em unidades, da seguinte forma:

Unidade 1:
História e
Contextualização da fitoterapia
Mostra o uso de plantas medicinais e de fitoterápicos dentro de um contexto histórico, ambiental, cultural, científico e político. Introduz a relação entre a fitoterapia popular e a ciência, apresenta como a incorporação do método científico ao conhecimento das plantas influenciou no crescimento da fitoterapia e demandou a implementação de políticas públicas. 

Unidade 2:
Regulamentação de fitoterápicos no Brasil
Apresenta como ocorreu o processo de implantação da prática fitoterápica no sistema de saúde brasileiro, indicando os marcos regulatórios e as políticas de incentivo para consolidação de uma cadeia produtiva de fitoterápicos no país.

Unidade 3:
Bases científicas de fitoterápicos
Reúne os fundamentos da farmacobotânica e da farmacognosia, necessários para o entendimento das bases científicas da fitoterapia. A compreensão sobre identificação e nomenclatura botânicas, assim como das principais classes de metabólitos secundários vegetais, são imprescindíveis para o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

Unidade 4:
Produção de fitoterápicos
Apresenta todo o processo de produção do fitoterápico: desde o cultivo das plantas até a formulação de medicamentos. Estão reunidas aqui ainda as formas farmacêuticas preconizadas pela Farmacopeia e usadas em programas de Farmácias Vivas, farmácias de manipulação e na indústria farmacêutica. 

Unidade 5:
Qualidade, segurança e eficácia/efetividade de fitoterápico
Reúne o conhecimento sobre os métodos farmacopeicos de controle de qualidade, que buscam garantir a identidade e qualidade das drogas vegetais e fitoterápicos. Há também os requisitos de segurança e eficácia para os fitoterápicos, à luz da literatura científica e da legislação. Por fim, são apresentadas algumas recomendações para você realizar uma prescrição fitoterápica de forma clara e segura.

Unidade 6:
Fitoterapia Aplicada
Mostra os principais fitoterápicos, com comprovação científica, destinados ao tratamento de doenças relacionados a diferentes sistemas do organismo humano. Para esta unidade, foi realizada uma revisão de monografias nacionais e internacionais, publicações científicas, tendência de uso em programas públicos de fitoterapia e de produtos fitoterápicos registrados na Anvisa.
O curso está atualizado com as principais referências mundiais do campo da fitoterapia, como a German Commission E, European Pharmacopeia, European Scientific Cooperative on Phytotherapy (ESCOP), monografias da Organização Mundial da Saúde, European Medicines Agency (EMA) e, no caso do Brasil, da Farmacopeia Brasileira e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Professor Coordenador:

Prof. Dr. Luciano Gomes Fietto
(Chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto. É Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Desde 2006 é professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa. O Professor Luciano tem experiência em técnicas bioquímicas para caracterização de moléculas e determinação de mecanismos de ação de drogas. Realiza pesquisa na área de Bioquímica e Biologia molecular de plantas e microrganismos e é orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada, da UFV, no qual orienta estudantes de graduação, mestrado, doutorado e de pós-doutorado.

 

Professor Conteudista:

Prof. Dr. João Paulo Viana Leite

Farmacêutico, especialista em Farmacoquímica, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Química de Produtos Naturais. Atualmente, é professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV. Foi diretor-farmacêutico da empresa Planta Medicinal e da equipe coordenadora do Programa de Implantação da Fitoterapia no Programa Farmácia de Minas, da Secretaria da Saúde de Minas Gerais. Realiza pesquisa na área de bioprospecção farmacêutica em plantas e etnofarmacologia. É orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada, da UFV, no qual orienta estudantes de graduação, mestrado, doutorado e de pós-doutorado.

O curso é oferecido totalmente na modalidade a distância e de fluxo contínuo. Você pode iniciá-lo a qualquer momento, com flexibilidade de fazer seus próprios horários e estudar quando e onde quiser.

Está estruturado no Portal de Cursos EAD da UFV (https://portalead.cead.ufv.br/) com o nome Fitoterapia baseada em evidências. Sua estrutura é composta de seis unidades – cada uma delas organizada com um vídeo de apresentação, guia de estudo, apostila didática em pdf, aula narrada, videoaulas, biblioteca virtual e avaliação on-line

O aprendizado é autoinstrucional, não contando com tutoria para fazer o acompanhamento do (a) aluno (a) ou esclarecer suas dúvidas sobre o conteúdo. Portanto, o (a) participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Por isso, deve estar atento(a) à organização dos estudos e à gestão do tempo. Você é que determina o ritmo de seus estudos:  se a dedicação diária for maior, poderá terminar o curso em menos tempo.

A cada período de tempo, você irá estudar uma unidade com conteúdo específico, construído de forma complementar e integrativa, para que possa organizar o seu estudo e ter o melhor aproveitamento possível. Ao final das 5 primeiras unidades, haverá uma atividade avaliativa (20 pontos), cuja realização é o pré-requisito para o  início da unidade seguinte.

Unidade Material didático e o que fazer Pontuação Estimativa de tempo
Apresentação Vídeo de abertura do curso
1. História e contextualização da fitoterapia Vídeo de  apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaula “As plantas curam e nossos antepassados já sabiam disso”
Aula narrada “Da planta ao medicamento”
Biblioteca virtual
Teste avaliativo
20 10 horas
2. Regulamentação da fitoterapia no Brasil Vídeo de apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaula: “A fitoterapia está ao alcance da população?”
Aula narrada: “Fitoterapia veterinária”
Biblioteca virtual
Teste avaliativo
20 10 horas
3. Bases científicas de fitoterápicos Vídeo de apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaula: “Dentro de cada planta, um laboratório incrível”
Aula narrada: “Plantas aromáticas e óleos essenciais”
Biblioteca virtual
Teste avaliativo
20 10 horas
4. Produção de fitoterápicos Vídeo de apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaulas: “A arte de criar medicamentos a partir da natureza” & “Cultivando plantas medicinais e aromáticas”
Aula narrada: “Alimentos funcionais”
Biblioteca virtual
Teste avaliativo
20 10 horas
5. Qualidade, segurança e eficácia de fitoterápicos Vídeo de apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaula: “Você conhece a pesquisa por trás dos fitoterápicos?”
Aula narrada: “Identidade química das plantas medicinais”
Biblioteca virtual
Teste avaliativo
20 10 horas
6. Fitoterapia aplicada Vídeo apresentação da Unidade
Guia de estudo
Apostila PDF
Videoaula: “Vamos conhecer mais sobre a biodiversidade?”
Aula narrada “Prescrição fitoterápica”
Biblioteca virtual”
Questionário de avaliação do curso
10 horas

 

Materiais de ensino e aprendizagem

  • Guia de Estudo: nele, estão as orientações sobre a dinâmica de estudo, visando ao melhor aproveitamento de aprendizagem e à atividade correspondente à cada unidade do curso. Estão reunidas também informações sobre os objetivos da unidade, o que estudar, outras fontes para complementação e aprofundamento do conhecimento e atividade  a ser realizada.
  • Apostila.pdf: apresenta todo o conteúdo previsto na proposta curricular. Propicia uma dinâmica para o estudo, por meio de estratégias pedagógicas, como apresentação de texto Destaque, Saiba mais, Glossário e Reflexões, que estimulam a realização de uma análise crítica da realidade e uma visão ampliada e dialógica do tema.
  • Videoaulas e aulas narradas: são conteúdos didáticos gravados com recursos audiovisuais e produzidos pela própria equipe do curso. Essas ferramentas didáticas permitem que você visualize processos e produtos da área da fitoterapia, em nível de detalhamento que facilitam o seu entendimento.

Biblioteca virtual: possibilita acessar diversos arquivos.pdf e links que levam a vídeos e websites de interesse na área de fitoterapia. Também conta com um compilado das legislações mais relevantes para a área. É aconselhável que você salve este conteúdo para consulta permanente, servindo como base de referência em fitoterapia.

– Avaliação

O total de pontuação do curso é de 100 pontos, distribuídos em 5 atividades avaliativas de 20 pontos cada. Ao final de cada uma das 5 primeiras unidades, você terá uma atividade de teste de aprendizagem, que deverá ser realizada para acessar a unidade seguinte.
Realize sua atividade com atenção! Caso não esteja certo da resposta, retome o conteúdo, pois você terá três tentativas para realizá-la. Recomenda-se que a última tentativa seja realizada apenas ao final do curso, caso não tenha alcançado a nota necessária.

Finalizadas as três tentativas, você não terá direito a chances extras. Será considerada a maior nota entre as três tentativas.

Caso você não tenha alcançado o percentual mínimo para aprovação, você poderá realizar a Avaliação de Recuperação. Esta Avaliação aborda todo conteúdo do curso e vale 100 pontos. Caso decida por fazer esta prova, a nota para aprovação no curso passará a ser a média da nota obtida nas avaliações das unidades e da nota obtida nesta avaliação, mantendo-se o percentual mínimo para aprovação de 60 pontos.

– Certificado

O certificado, em formato digital, será emitido ao final do período de conclusão do curso, em nome da CeadUFV, para o(a) cursista que obtiver desempenho igual ou superior a 60% no conjunto das avaliações, em tempo não superior a 6 meses

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.