Curso de Curta Duração em Alfabetização e Letramento: Perspectivas Atuais para o Ensino da Língua Materna e da Matemática
O Curso tem por objetivo capacitar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na língua materna e na matemática de forma crítica.
Status: Em Andamento
(31) 3612-1262
O Curso tem por objetivo capacitar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na língua materna e na matemática de forma crítica.
Especificamente, pretende-se:
- Ampliar o embasamento teórico acerca das práticas de alfabetização e letramento em sala de aula;
- Debater estratégias didáticas que promovam a alfabetização e o letramento na língua materna e na matemática;
- Mobilizar reflexões sobre as necessidades formativas dos professores para uma prática alfabetizadora na perspectiva do letramento.
CONTEÚDO
Unidade | Professor | Carga Horária |
Unidade 1: Fundamentos da Alfabetização e Letramento | 20 horas | |
1ª semana – Ambientação. | Equipe CEAD | |
2ª semana – Conceitos e diferenças de alfabetização e letramento.
Alfabetizar letrando: perspectiva integradora. |
Profa. Bethania Medeiros Geremias | |
3ª semana – Multiletramento: as múltiplas linguagens na sala de aula. | Profa. Silvana Claudia dos Santos | |
4ª semana – Alfabetização e letramento matemático. | ||
Unidade 2: Teorias e Práticas no Ensino da Língua Materna | ||
5ª semana – Ambientes alfabetizadores na escola: concepção, contribuições e alternativas. | Profa. Bethania Medeiros Geremias | 35 horas |
6ª semana – Métodos de alfabetização: um leque de possibilidades. | ||
7ª semana – Aquisição da língua escrita: níveis conceituais e linguísticos. | ||
8ª semana – Alfabetizar e letrar com a BNCC: do plano à ação.
Vivências lúdicas de alfabetização e letramento em língua materna serão propostas ao longo da abordagem dos conteúdos desta unidade. |
10 horas | |
Unidade 3: Teorias e Práticas no Ensino de Matemática | ||
9ª semana – Ensino de números e operações. | Profa. Silvana Claudia dos Santos | 35 horas |
10ª semana – Ensino de tratamento da informação. | ||
11ª semana – Ensino de noções geométricas. | ||
12ª semana – Ensino de grandezas e medidas.
Vivências lúdicas de alfabetização e letramento em matemática serão propostas ao longo da abordagem dos conteúdos desta unidade. |
Profa. Silvana Claudia dos Santos | 10 horas |
Unidade 4: Culminância do curso | ||
13ª semana: Reflexões finais, sínteses e atividade de encerramento. | Profa. Silvana Claudia dos Santos
Profa. Bethania Medeiros Geremias |
10 horas |
Coordenadora
- Silvana Claudia dos Santos
Professoras:
- Bethania Medeiros Geremias
- Silvana Claudia dos Santos
Desenvolvido na modalidade a distância, o curso tem a previsão de dois encontros presenciais, que serão realizados nas dependências do Polo Educacional do Município de Conceição do Mato Dentro (MG).
Os encontros presenciais poderão ser realizados aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, e/ou aos domingos, no período da manhã, conforme este cronograma:
- 1º Encontro Presencial – Abertura do Curso – 02/09/2023
- 2º Encontro Presencial – 25/11/2023
Para a conclusão do curso e obtenção do certificado, o cursista deverá realizar todas as atividades avaliativas e obter um aproveitamento final igual ou superior a 60%.