Curso de Curta Duração em Alfabetização e Letramento: Perspectivas Atuais para o Ensino da Língua Materna e da Matemática

O Curso tem por objetivo capacitar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na língua materna e na matemática de forma crítica. 

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Informações e Dúvidas: cead.convenios@ufv.br
(31) 3612-1262

O Curso tem por objetivo capacitar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolverem práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na língua materna e na matemática de forma crítica. 

Especificamente, pretende-se: 

  • Ampliar o embasamento teórico acerca das práticas de alfabetização e letramento em sala de aula; 
  • Debater estratégias didáticas que promovam a alfabetização e o letramento na língua materna e na matemática;
  • Mobilizar reflexões sobre as necessidades formativas dos professores para uma prática alfabetizadora na perspectiva do letramento.

CONTEÚDO

Unidade Professor Carga Horária
Unidade 1: Fundamentos da Alfabetização e Letramento 20 horas
1ª semana – Ambientação. Equipe CEAD
2ª semana – Conceitos e diferenças de alfabetização e letramento. 

Alfabetizar letrando: perspectiva integradora.

Profa. Bethania Medeiros Geremias
3ª semana – Multiletramento: as múltiplas linguagens na sala de aula. Profa.  Silvana Claudia dos Santos
4ª semana – Alfabetização e letramento matemático.
Unidade 2: Teorias e Práticas no Ensino da Língua Materna
5ª semana – Ambientes alfabetizadores na escola: concepção, contribuições e alternativas. Profa. Bethania Medeiros Geremias 35 horas
6ª semana – Métodos de alfabetização: um leque de possibilidades.
7ª semana – Aquisição da língua escrita: níveis conceituais e linguísticos.
8ª semana – Alfabetizar e letrar com a BNCC: do plano à ação.

Vivências lúdicas de alfabetização e letramento em língua materna serão propostas ao longo da abordagem dos conteúdos desta unidade.

10 horas
Unidade 3: Teorias e Práticas no Ensino de Matemática
9ª semana – Ensino de números e operações. Profa.  Silvana Claudia dos Santos 35 horas
10ª semana – Ensino de tratamento da informação.
11ª semana – Ensino de noções geométricas.
12ª semana – Ensino de grandezas e medidas.

Vivências lúdicas de alfabetização e letramento em matemática serão propostas ao longo da abordagem dos conteúdos desta unidade.

Profa.  Silvana Claudia dos Santos 10 horas
Unidade 4: Culminância do curso
13ª semana: Reflexões finais, sínteses e atividade de encerramento. Profa.  Silvana Claudia dos Santos

Profa. Bethania Medeiros Geremias

10 horas

 

Coordenadora  

  • Silvana Claudia dos Santos

Professoras:

  • Bethania Medeiros Geremias
  • Silvana Claudia dos Santos

Desenvolvido na modalidade a distância, o curso tem a previsão de dois encontros presenciais, que serão realizados nas dependências do Polo Educacional do Município de Conceição do Mato Dentro (MG).

Os encontros presenciais poderão ser realizados aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, e/ou aos domingos, no período da manhã, conforme este cronograma:

  • 1º Encontro Presencial – Abertura do Curso – 02/09/2023
  • 2º Encontro Presencial – 25/11/2023

 

Para a conclusão do curso e obtenção do certificado, o cursista deverá realizar todas as atividades avaliativas e obter um aproveitamento final igual ou superior a 60%.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.