Contribuições das Neurociências para o Processo de Aprendizagem

Pretende abordar as contribuições das neurociências para a compreensão dos processos cognitivos e as condições biológicas que podem influenciar no processo de aprendizagem.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Inscrições Encerradas
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 90 horas
Investimento: Gratuito
Número de Vagas: 60
Informações e Dúvidas: mveranilda@gmail.com

 

  • Abordar o conhecimento das neurociências que podem proporcionar embasamento teórico-prático para o exercício docente. 
  • Conhecer as bases biológicas da aprendizagem a partir da fisiologia do sistema nervoso e identificar as estruturas cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem.
  • Compreender o papel da linguagem, atenção, memória, emoção e motivação no processo de aprendizagem.
  • Entender como a alimentação, a atividade física e o sono interferem no desenvolvimento cognitivo

São oferecidas 50 vagas para professores da UFV dos três campi.

  • Pré-requisito para seleção: Informar o interesse no curso e responder a questões no ato da inscrição. Caso o número de inscritos seja superior ao de vagas, a comissão coordenadora se julga no direito de selecionar os cursistas com base na justificativa apresentada no ato da inscrição, atendendo a critérios que contemplem professores da UFV dos três campi (EBTT e Superior), na seguinte proporção: 

– 30 vagas para Viçosa,
– 10 vagas para Florestal, e
– 10 vagas para Rio Paranaíba. 

 

EIXO I: APROXIMAÇÃO ENTRE AS NEUROCIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO
Conceito de neurociências, educação e aprendizagem; história da aproximação entre neurociências e educação; o movimento Mind, Brain and Education.

EIXO II: BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM
Principais Estruturas do Sistema Nervoso; Processamento da Informação; Emoção; Memória e Neuroplasticidade; Alimentação, Atividade Física, Sono e suas relações com a Aprendizagem

EIXO III: COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM
Funções cognitivas; atenção, memória, linguagem e a perspectiva histórico-cultural na obra de Vigotski; evolução cognitivo-linguística humana; aspectos cognitivos que favorecem ou prejudicam a aprendizagem; práticas docentes ativas.

EIXO I: APROXIMAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Maria Veranilda Soares Mota (Coordenadora)
Adriana Maria das Graças Nunes de Oliveira Picoli
Felipe Stephan Lisboa
Gerda Ursula Kilper
Graziele Ramos Conceição Cácio
José Marcelo Gomes
Leonardo Lourenço Lopes
Maria Alice Lopes Coelho Bressan
Mariana Miyasaki
Paulo Henrique de Carvalho
Silvane Guimarães Silva Gomes

EIXO II: BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM

Juliana Silva Rocha (Coordenadora)
Andressa Sales Cardoso
João Luiz Vieira Monteiro de Barros
Mariana Viana Miyasaki

EIXO III: COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM

Vinicius Catão de Assis Souza (Coordenador)
Aparecida de Fátima Andrade da Silva
Danila Ribeiro Gomes
Diana Michaela Amaral Boccato
Esther Giacomini Silva
Gisele Guimarães
Lauro Matos
Michelle Nave Valadão
Regina Simplicio Carvalho
Thalita Cristina Souza Cruz

Todo o material de estudo necessário para o acompanhamento do curso será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, via Portal de cursos EAD/UFV. O conteúdo foi programado para que seja concluído em 9 semanas e está organizado a partir de uma metodologia na qual o (a) cursista se sentirá estimulado(a) a interagir com os (as) demais participantes, via ambiente do curso e também via grupo no Telegram. 

A aprendizagem significativa será potencializada a partir das interações, provocações, reflexões, evocação da memória, revisão ativa dos conteúdos, realização de atividades individuais e em grupo, construção coletiva de novos conhecimentos e ressignificação dos conhecimentos. 

O curso prevê momentos síncronos de abertura e fechamento em cada eixo temático.

Os conteúdos estão organizados de forma dinâmica em três eixos temáticos principais, evidenciando a base teórica a partir das neurociências. Cada eixo poderá conter materiais didáticos diversificados: vídeos, aulas gravadas, textos, podcast, materiais complementares, de forma a dar e receber feedback, ao longo de cada eixo. 

Serão utilizados estudos de casos, focando em algo que o cursista consiga pensar na sua prática docente, em situações vivenciadas na sala de aula ou a partir de situações-problemas. Para cada eixo temático, está programada uma aula (LIVE) com um especialista no assunto e que também será aberta à comunidade acadêmica e educadores da escola básica, todos os professores e a comunidade em geral, a ser transmitida via YouTube do GENE.

Para a interação entre os participantes, serão exploradas ferramentas e recursos do ambiente Moodle, que permitem a comunicação assíncrona (espaços de dúvidas e comentários, sistema de mensagens) e síncrona (aula a via Google Meet) e adesão ao grupo do Telegram. Os integrantes da equipe coordenadora e de cada eixo farão o acompanhamento ao longo do curso, visando a solucionar dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso, dando o feedback necessário para o bom andamento e entendimento da inter-relação dos três eixos do curso.

Para recebimento do certificado, o cursista deverá participar de, pelo menos, 75% das atividades síncronas e assíncronas do curso

O certificado de conclusão do curso será emitido digitalmente e enviado por e-mail.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.