Aperfeiçoamento em Educação do Campo

Na modalidade aperfeiçoamento, o curso é destinado à formação continuada de educadores, gestores, técnicos e demais atores sociais envolvidos em educação do campo.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Não há previsão
PERÍODO DO CURSO: Não há previsão
Carga Horária: 240 horas
Número de Vagas: 50
Informações e Dúvidas: (31)3899-3088 e 8705-7686

Ampliar o acesso à formação continuada dos profissionais com atuação na educação do campo, visando contribuir com a oferta de uma educação do campo de qualidade, contextualizada às realidades das suas populações e em conformidade com as diretrizes para as Escolas do Campo.

Específicos:

  • Oferecer referencial teórico-prático para a qualificação da prática político-pedagógica de docentes em escolas públicas do campo.
  • Ampliar o conhecimento sobre a prática pedagógica, considerando os diferentes sujeitos do campo e seus contextos socioculturais.
  • Disponibilizar mecanismos de acesso à formação continuada por meio das TICs.

Educadores, gestores, técnicos e demais atores sociais envolvidos em educação do campo.

Pré-requisitos:

–  Ser graduado (a) em qualquer área do ensino superior;

– Estar ligado aos sistemas públicos estaduais e municipais, movimentos sociais e ONGs em Minas Gerais.

– Ter acesso à internet para realizar a introdução ao ambiente virtual de aprendizagem da UFV, o PVANet, e  as atividades a distância.

 

As 50 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e matrícula.

       Observação: Curso disponível para demanda social com destinação de 20% das vagas. As vagas são para:

– Gestor ou técnico da Secretaria (estadual/municipal) de Educação;

– Integrante da Comissão Interinstitucional Estadual de Educação Ambiental (CIEA);

– Integrante da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola/COM-VIDA;

– Integrante de Centros Familiares de Formação por Alternância: rede CEFFAS: Escolas Famílias Agrícolas (EFAs); Casas Familiares Rurais (CFRs) e Escolas Comunitárias Rurais (ECRs);

– Integrante do Conselho (estadual/municipal) de Educação;

– Integrante do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena;

– Pessoas atuantes em movimentos sociais e ONGs na área.

Módulo  1

Introdução ao  PVANet e ao curso
Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem (PVA Net).

Módulo  2 – Educação infantil do campo

  • Unidade1:  A Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, desenvolvimento integral das crianças e de suas identidades. Processos de desenvolvimento e aprendizagem: cognitivo, motor e emocional.
  • Unidade 2: Bases legais e funcionamento da Educação Infantil. Dispositivos constitucionais e legais que envolvem a educação infantil.
  • Unidade 3: Infância, cultura e diversidade. História e concepção de infância (relações de parentesco e relações sociais), manifestações culturais e infância no e do campo.

Módulo 3 – Práticas pedagógicas em classes multisseriadas da educação escolar do campo

  • Unidade 1- Fundamentos e princípios da Educação do Campo:

Trabalho como princípio educativo.

Pesquisa como princípio formativo

Escola formadora do ser humano articulada com um projeto de emancipação humana

Construção do projeto político-pedagógico.

  • Unidade 2 – Concepções de desenvolvimento e aprendizagem que subsidiam a Educação do Campo. Organização do trabalho pedagógico, práticas pedagógicas em sala de aula e na comunidade. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas. Planejamento e avaliação.

Unidade 3 – Organização curricular da Educação do Campo: formação por área de conhecimento e interdisciplinaridade.

Módulo 4 – Agroecologia e as relações

  • Unidade 1 – A base epistemológica da agroecologia. Princípios e conceitos da agroecologia. Agroecologia como eixo de articulação interdisciplinar. Metodologias de estudo de agroecossistemas. A relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura.
  • Unidade 2 – A promoção da agricultura familiar sustentável. Os processos de produção agroecológicos: suas relações e impactos sobre a saúde, o ambiente e a crescente degradação das relações sociais, em especial no que tange às relações de gênero, étnicas, raciais e geracionais.

Coordenador Institucional: Sebastião Tavares de Rezende

Coordenador-adjunto: Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Supervisor: Márcio Gomes da Silva

Formador: Tatiana Pires Barella

Professores Pesquisadores-formadores: Emiliana Maria Diniz Marques; Isis Antunes Fernandino; Tommy Flávio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa; Willer Araújo Barboza, Geraldo Márcio Alves dos Santos

Professores Pesquisadores-conteudistas: Ananda Deva Assis Trivellato; Maria Oliveira Costa; Isis Antunes Fernandino; Emiliana Maria Diniz Marques; Tommy Flávio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa

Tutores: Patrícia Muratori de Lima e Silva Negrão e Ana Carolina da Costa Carvalho

Com carga horária de 280 horas, é voltado para a formação continuada de educadores, gestores, técnicos e demais atores sociais envolvidos em educação do campo.

Será desenvolvido de forma semipresencial, contando com 25% do total da carga horária (60 horas) em encontros presenciais e 75% da carga horária (180 horas) a distância, utilizando as tecnologias de informação e Comunicação (TICs) e o ambiente colaborativo PVAnet. Seu período de duração será de oito meses e está estruturado em quatro módulos, incluindo o de ambientação no PVANet. Os encontros presenciais são destinados a aulas teóricas e práticas, além de avaliações, realizados ao final de cada módulo.

A metodologia do curso propõe o intercâmbio e a socialização de experiências e estratégias facilitadoras das aprendizagens teórico-conceituais, significativas para a atuação docente nas escolas do campo.

Serão disponibilizados aos alunos material para leitura e avaliações, dentre outros, na plataforma do PVAnet. Os tutores a distância acompanharão os cursistas, que formarão grupos de estudo, a fim de facilitar a leitura, compreensão e elaboração de novos textos de maneira virtual na Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede.

O processo avaliativo comportará procedimentos de autoavaliação e de avaliação pelo professor, com base na qualidade dos trabalhos desenvolvidos em cada sala ambiente e na qualidade de sua participação e interação no curso.  Serão adotadas estratégias para produção de conhecimento e para a formação que levem em conta a aplicabilidade dos conteúdos nas atividades cotidianas.

A avaliação do rendimento acadêmico do aluno em cada módulo será realizada mediante avaliações presenciais (60%: provas e trabalhos) e avaliações a distância (40%).

I – as avaliações presenciais dos módulos, como provas escritas e apresentação de trabalhos, serão realizadas durante os encontros presenciais, totalizando peso de 60% por módulo.

a) as notas das avaliações podem variar de 0 a 100;

II – as avaliações durante o curso, para cada módulo, serão realizadas on-line com peso total de 40%:

a) as avaliações poderão envolver trabalhos individuais (exercícios, revisão de literatura, estudos de caso, tarefas críticas) e em grupo ou relatórios de atividades, ficando a critério do professor/formador.

b) as avaliações serão realizadas ao longo do módulo, em número e data a serem definidos pelo professor/formador.

Para ser aprovado no curso, o aluno deverá ter pelo menos 75% de presença nas aulas e no PVANet.

O Certificado de conclusão do curso será emitido pela Universidade Federal de Viçosa, com o título de Aperfeiçoamento em Educação do Campo e carga horária.

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