Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados(as) em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas e articulada a propostas criativas de intervenção educacional, tendo em vista a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.

Status: Em Andamento

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: A partir das 00:00 de 16/09/2024 Até as 23:59 de 02/10/2024
PERÍODO DO CURSO: 17/10/2024 a 04/04/2026
Carga Horária: 360 horas
Investimento: Gratuito
Número de Vagas: 150
Informações e Dúvidas: coordenacao.dept@ufv.br

Promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados(as) em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas e articulada a propostas criativas de intervenção educacional, tendo em vista a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.

O curso é destinado a profissionais portadores(as) de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), sendo preferencialmente bacharéis e/ou bacharelas e/ou tecnólogos(as) que atuam ou que pretendem atuar na EPT, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica.

MÓDULO 1
  1. Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica (30h);
  2. Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos I (30h);
  3. Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos II (30h);
  4. Trabalho de Conclusão de Curso I (1º momento – 15h)
MÓDULO 2
  1. A Docência na EPT: contingências históricas e práticas inspiradoras (30h);
  2. Práticas Educativas Integradoras na EPT: teorias e didáticas (30h);
  3. Práticas Educativas Inclusivas na EPT: teorias e didáticas (30h);
  4. Práticas Educativas na EJA-EPT: teorias e didáticas (30h);
  5. Trabalho de Conclusão de Curso II (2º momento – 15h).
MÓDULO 3
  1. Práticas Educativas para a Permanência e Êxito Discentes na EPT: teorias e didáticas (30h);
  2. A Pesquisa e a Extensão no Trabalho Pedagógico da EPT: teorias e didáticas (30h);
  3. Projetos Político-Pedagógicos, planos de ensino e avaliação da EPT: teorias e didáticas (30h);
  4. Trabalho de Conclusão de Curso III (3º momento – 15h).

Coordenadora do curso:

  • Marcina Amália Nunes Moreira

O curso será oferecido na modalidade à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem PVANet Moodle. A metodologia de ensino envolve atividades presenciais em cada polo, que podem ocorrer em cada módulo. As unidades temáticas serão desenvolvidas de forma assíncrona, mas a cada início de unidade uma atividade síncrona será desenvolvida visando à introdução do tema e das questões que ela traz, estimulando a problematização e as convergências de interesses do/a docente e dos/as discentes acerca daquele tema.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.