Cursos de Extensão (Curta Duração)
Neurociência e Educação: Contribuições para a Aprendizagem
A Distância (EAD)O curso busca atender aos interesses dos(as) professores(as) da educação básica em compreender melhor as relações entre o funcionamento do cérebro e os processos de ensino e aprendizagem. Os temas serão discutidos tanto sob a perspectiva dos(as) docentes quanto dos(as) estudantes, estimulando nos(as) cursistas uma reflexão crítica sobre sua própria prática pedagógica.
1. Estabelecer um diálogo entre a neurociência e a educação de modo a favorecer uma melhor compreensão sobre os processos de ensino e de aprendizagem;
2. Perceber os avanços e desafios em torno das interrelações entre e neurociência e a educação;
3. Conhecer a organização do sistema nervoso em termos anatômicos e funcionais, tendo em vista a interação do organismo com o ambiente e os processos de aprendizagem;
4. Identificar o processo de neuroplasticidade que permite uma contínua reorganização cerebral;
5. Construir um olhar multifacetado sobre os processos de aprendizagem e as dificuldades para aprender, refletindo sobre as contribuições para a prática pedagógica à luz da neurociência.
Professores da Educação Básica.
1. Neurociência e Educação
1.1. Breve histórico deste movimento
1.2. Princípios básicos da Neuroeducação
1.3. Neuromitos e as contribuições das pesquisas em neurociências
1.4. Ponte entre neurociência e educação
2. Estrutura e Fisiologia do Sistema Nervoso e Neuroplasticidade
2.1. Organização do Sistema Nervoso
2.2. Neurônios, neurotransmissores e sinapses
2.3. Neurônios se transformam: neuroplasticidade
2.4. Homeostase: em busca do equilíbrio
3. Neurociência e Aprendizagem
3.1. Múltiplos olhares sobre a aprendizagem
3.2. Dificuldades para aprender
3.3. Contribuições para a prática pedagógica
3.4. Estratégias metodológicas e avaliativas
4. Princípios da Neurociência potencializadores da Aprendizagem
4.1. O cérebro em constante desenvolvimento
4.2. A aprendizagem modifica o cérebro
4.3. Cada cérebro é único: jeito único de ser e aprender
4.4. A interação social favorece o cérebro
4.5. A emoção orienta a aprendizagem
4.6. A motivação prepara o cérebro para aprender
4.7. A atenção é a porta de entrada para a aprendizagem
Coordenadora:
Michelle Nave Valadão
Professor(es):
Gabriela Silveira Meireles
Maria Veranilda Soares Mota
Tutor(es):
Emília Wakim de Almeida Costa
Maria Luiza Gazolla Reis Da Silva
Eduardo Andrade Gomes
Priscila de Almeida Fernandes
Maria Regina Granato Pimenta
Luana Santos Carreiro
Elisa Maria Almeida Costa
-
Cada turma será estruturada em 7 Grupos de Trabalho (GTs), com o objetivo de desenvolver habilidades de discussão, persuasão, síntese e respeito por opiniões variadas.
-
A unidade 4 do Programa será trabalhada no formato de seminário, orientado pelos tutores. Os GTs deverão produzir um power point a ser postado no Moodle antes da apresentação.
-
As 06 Aulas Síncronas (12 horas) acontecerão conforme consta no cronograma do curso. Estas aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente. Estas aulas ocorrerão no horário de módulo dos(as) professores(as) cursistas, organizados em duas salas.
-
Nas 18 horas de Aulas Assíncronas, os(as) cursistas irão realizar atividades sem a necessidade de estarem online junto com as professoras, no seu próprio tempo, as quais deverão ser entregues/postadas na plataforma digital na data estabelecida no cronograma.
-
Os Encontros Presenciais ocorrerão em duas datas já previamente agendadas, aos sábados.
-
As avaliações serão realizadas ao longo do curso, sempre após cada Aula Assíncrona, referente ao conteúdo nela trabalhado, perfazendo um total de 08 atividades.
Para conclusão do curso e obtenção do certificado, o cursista deve realizar todas as atividades avaliativas (Avaliações on-line) e obter um aproveitamento final igual ou superior a 60%.