Neurociência e Educação: Contribuições para a Aprendizagem

A Distância (EAD)

O curso busca atender aos interesses dos(as) professores(as) da educação básica em compreender melhor as relações entre o funcionamento do cérebro e os processos de ensino e aprendizagem. Os temas serão discutidos tanto sob a perspectiva dos(as) docentes quanto dos(as) estudantes, estimulando nos(as) cursistas uma reflexão crítica sobre sua própria prática pedagógica.

1. Estabelecer um diálogo entre a neurociência e a educação de modo a favorecer uma melhor compreensão sobre os processos de ensino e de aprendizagem;
2. Perceber os avanços e desafios em torno das interrelações entre e neurociência e a educação;
3. Conhecer a organização do sistema nervoso em termos anatômicos e funcionais, tendo em vista a interação do organismo com o ambiente e os processos de aprendizagem;
4. Identificar o processo de neuroplasticidade que permite uma contínua reorganização cerebral;
5. Construir um olhar multifacetado sobre os processos de aprendizagem e as dificuldades para aprender, refletindo sobre as contribuições para a prática pedagógica à luz da neurociência.

Professores da Educação Básica.

1. Neurociência e Educação

1.1. Breve histórico deste movimento

1.2. Princípios básicos da Neuroeducação

1.3. Neuromitos e as contribuições das pesquisas em neurociências

1.4. Ponte entre neurociência e educação

2. Estrutura e Fisiologia do Sistema Nervoso e Neuroplasticidade

2.1. Organização do Sistema Nervoso

2.2. Neurônios, neurotransmissores e sinapses

2.3. Neurônios se transformam: neuroplasticidade

2.4. Homeostase: em busca do equilíbrio

3. Neurociência e Aprendizagem

3.1. Múltiplos olhares sobre a aprendizagem

3.2. Dificuldades para aprender

3.3. Contribuições para a prática pedagógica

3.4. Estratégias metodológicas e avaliativas

4. Princípios da Neurociência potencializadores da Aprendizagem

4.1. O cérebro em constante desenvolvimento

4.2. A aprendizagem modifica o cérebro

4.3. Cada cérebro é único: jeito único de ser e aprender

4.4. A interação social favorece o cérebro

4.5. A emoção orienta a aprendizagem

4.6. A motivação prepara o cérebro para aprender

4.7. A atenção é a porta de entrada para a aprendizagem

Coordenadora:

Michelle Nave Valadão 

Professor(es):

Gabriela Silveira Meireles 

Maria Veranilda Soares Mota

Tutor(es):

Emília Wakim de Almeida Costa

Maria Luiza Gazolla Reis Da Silva

Eduardo Andrade Gomes

Priscila de Almeida Fernandes 

Maria Regina Granato Pimenta 

Luana Santos Carreiro 

Elisa Maria Almeida Costa

  1. Cada turma será estruturada em 7 Grupos de Trabalho (GTs), com o objetivo de desenvolver habilidades de discussão, persuasão, síntese e respeito por opiniões variadas.

  2. A unidade 4 do Programa será trabalhada no formato de seminário, orientado pelos tutores. Os GTs deverão produzir um power point a ser postado no Moodle antes da apresentação.

  3. As 06 Aulas Síncronas (12 horas) acontecerão conforme consta no cronograma do curso. Estas aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente. Estas aulas ocorrerão no horário de módulo dos(as) professores(as) cursistas, organizados em duas salas.

  4. Nas 18 horas de Aulas Assíncronas, os(as) cursistas irão realizar atividades sem a necessidade de estarem online junto com as professoras, no seu próprio tempo, as quais deverão ser entregues/postadas na plataforma digital na data estabelecida no cronograma.

  5. Os Encontros Presenciais ocorrerão em duas datas já previamente agendadas, aos sábados.

  6. As avaliações serão realizadas ao longo do curso, sempre após cada Aula Assíncrona, referente ao conteúdo nela trabalhado, perfazendo um total de 08 atividades.

Para conclusão do curso e obtenção do certificado, o cursista deve realizar todas as atividades avaliativas (Avaliações on-line) e obter um aproveitamento final igual ou superior a 60%.

Informações e Dúvidas:

michelle.nave@ufv.br

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.