Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão Pública
A Distância (EAD)O papel reservado ao curso é de grande importância, na medida em que os agentes especialistas egressos (gestores e formuladores de políticas públicas) estarão capacitados a intervirem na realidade social, política e econômica, ao atuarem em diferentes organizações públicas no Brasil e no Exterior.
Status: Em Andamento
O papel reservado ao curso é de grande importância, na medida em que os agentes especialistas egressos (gestores e formuladores de políticas públicas) estarão capacitados a intervirem na realidade social, política e econômica, ao atuarem em diferentes organizações públicas no Brasil e no Exterior.
a) Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
b) Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;
c) Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
d) Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.
O curso destina-se a pessoas com diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública que sejam das cidades, cujos Pólos UAB foram credenciados para este curso em parceria com as suas respectivas Prefeituras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e a Universidade Federal de Viçosa - UFV. São elas:
• IPANEMA
• LAGOA SANTA
• TIMÓTEO
Disciplinas do MÓDULO BÁSICO
Disciplina de Introdução a Modalidade EaD - 30 horas
Ord |
Disciplinas |
Carga Horária |
1 | Estado, Governo e Mercado | 30 horas |
2 | O Público e o Privado na Gestão Pública | 30 horas |
3 | Desenvolvimento e Mudanças no Estado brasileiro | 30 horas |
4 | Políticas Públicas | 30 horas |
5 | Planejamento Estratégico Governamental | 30 horas |
6 | O Estado e os Problemas Contemporâneos | 30 horas |
7 | Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública | 30 horas |
TOTAL – Módulo Básico: 210 HORAS/AULA
Disciplinas do MÓDULO ESPECÍFICO
Ord |
Disciplinas |
Carga Horária |
1 | Cultura e Mudança Organizacional | 30 horas |
2 | Comportamento Organizacional | 30 horas |
3 | Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos | 30 horas |
4 | Gestão Democrática e Participativa | 30 horas |
5 | Gestão Operacional | 30 horas |
6 | Gestão Logística | 30 horas |
7 | Plano Plurianual e Orçamento Público | 30 horas |
TOTAL – Módulo Específico: 210 HORAS/AULA
Disciplinas do Módulo de Conclusão de Curso
Ord |
Disciplinas |
Carga Horária |
1 | Metodologia Científica | 30 horas |
2 | Monografia | 30 horas |
TOTAL – Módulo de Conclusão de Curso: 60 HORAS/AULA
A base da comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor e a construção de conhecimento será via web, com a utilização do PVANet. Na arquitetura desse ambiente virtual de aprendizado será disponibilizado um espaço próprio para cada disciplina. O PVANet está conectado com o SAPIENS sistema acadêmico da UFV, o que facilita a troca de informações entre eles. As várias mídias e atividades a serem utilizadas no curso serão apresentadas a seguir.
Informações gerais: Cada disciplina no PVANet tem espaço específico para a sua apresentação, onde são incluídos os objetivos instrucionais da disciplina, programa analítico, sistema de avaliação e referências. Qualquer outra informação complementar também poderá ser incluída nesse espaço.
Conteúdos: No espaço do PVANet de cada disciplina são disponibilizadas as seguintes formas de conteúdo, que devem ser apresentadas de maneira complementar e integrada.
• Apostila para impressão e leitura: para cada disciplina será preparada e editada uma apostila para atender ao público do curso na modalidade a distância. Além do conteúdo, serão apresentados comentários motivadores, temas para debate em grupo, exercícios resolvidos ou propostas para soluções de problemas reais. Ilustrações e endereços eletrônicos de referência também estão incluídos. A apostila é disponibilizada no formato pdf para ser consulta e impressão.
• Videoaulas: são preparados dois grupos de videoaulas para as disciplinas. Um primeiro grupo, organizado na forma de vídeos, fotos narradas e/ou animações em Flash, tem como objetivos a complementação de informações, a apresentação virtual de atividades práticas e a facilitação do entendimento de conceitos. O segundo grupo, formado por apresentações narradas, tem como especial objetivo a motivação do estudante para o debate, o estudo e a construção do conhecimento. Todos os materiais são em formatos e tamanhos que permitam sua disponibilização via web, sob demanda. Para os estudantes que não dispuserem de conexão internet banda larga, será preparado e disponibilizado CD-ROM.
• Videoconferência: para facilitar a utilização das competências nos diferentes campi da UFV são instaladas salas de videoconferências em Florestal e em Viçosa. Estas salas são utilizadas nos encontros presenciais obrigatórios e em qualquer outro que se achar necessário.
• Biblioteca: construída com endereços URL e textos pdf, há uma biblioteca eletrônica de cada conteúdo para facilitar o acesso dos estudantes à informação. Neste espaço, os estudantes têm permissão para incluir conteúdos de interesse para os colegas.
• Mural: reservado para que os estudantes disponibilizem seus projetos, nas formas parciais e finais, para análise dos demais alunos.
• Relembrando: No espaço relembrando, espera-se incluir conteúdos que permitam o nivelamento de conhecimento dos estudantes.
Comunicação: para a comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor são utilizadas as seguintes ferramentas:
• Correio eletrônico: Um sistema próprio permite a facilidade na troca de mensagens, envio de arquivos e o seu gerenciamento da troca de informações. No ambiente, é possível a formação de grupos, a constatação se o usuário leu a mensagem recebida, entre outras características. Os estudantes são estimulados a não acumular dúvidas.
• Fórum: Uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Para cada tópico abordado nas disciplinas é proposto um debate que envolva, obrigatoriamente, estudantes, tutores e professor. Sua grande vantagem é ser uma ferramenta de comunicação assíncrona, o que permite um debate duradouro e eficiente, quando bem conduzido e motivado.
• Chat: Permite que professores, tutores e - se permitido - também os estudantes abram salas de debate. Como qualquer chat, permite a comunicação síncrona. Para garantir o uso de espaço e o estreito contato entre estudantes e tutores, cada tutor terá, obrigatoriamente, horários fixos de atendimento no PVANet. Nestes horários, ele estará em sala específica, conhecida pelos estudantes.
• Mensageiro instantâneo: Permite a comunicação rápida entre duas pessoas em qualquer ponto do PVANet.
• Perguntas&Respostas: Os estudantes são estimulados a apresentar suas perguntas neste ambiente, que podem ser respondidas pelo professor, por outro aluno ou levada para debate no fórum.
• Projetos: Com o curso centrado no aprendizado baseado em projetos, eles têm espaço e tratamento especiais no PVANet. Os estudantes são cobrados a apresentar cada projeto em diferentes fases. Esta é uma prática importante para garantir a disciplina e a execução das atividades. Para cada fase apresentada, os estudantes devem tomar conhecimento e apresentar comentários sobre o seu conteúdo nos fóruns. Além do aspecto prático, os projetos têm a importante função de facilitar a interdisciplinaridade.
• Avaliação: Além das avaliações presenciais, os estudantes fazem avaliações on-line. O PVANet permite que professores criem avaliações com diferentes tipos de questões: abertas, múltipla escola e falsas ou verdadeiras. Elas podem ter horários marcados para início e término. São obrigatórias, no mínimo, 20% da pontuação total em avaliações on-line.
• Gerenciamento de acesso: O PVANet permite a identificação dos usuários que acessaram ou não, em um determinado período de tempo, o espaço da disciplina, os dias acessados e o número de acessos. Possibilita ainda identificar com rapidez os estudantes que fizeram determinada avaliação.
• Secretaria: Para permitir o fácil aceso dos estudantes à coordenação do curso, seus direitos e deveres, apresentados no Regime Didático proposto e aprovado nos Conselhos da Universidade, há o espaço Secretaria. Aqui, os alunos têm todas as informações gerais sobre o curso.
Na distribuição das cargas horárias são consideradas as atividades de leitura, vdeoaulas, estudos dirigidos e os projetos práticos. São priorizadas as atividades cooperativas, com os estudantes divididos em grupo. Nas atividades dirigidas, além do material impresso e narrado (vídeos e videoaulas), são utilizadas ferramentas de debate síncronas (sala de bate-papo) e assíncronas (fórum, correio eletrônico, perguntas e respostas, entre outras) – tudo via PVANet. Os estudantes são estimulados a preparar conteúdos de divulgação, para debate entre os diversos grupos de alunos.
Os encontros presenciais são realizados no final de cada módulo de seis semanas, num total de dois encontros presenciais a cada semestre na cidade-pólo. Durante os encontros presenciais, são realizadas as avaliações presenciais e as atividades práticas.
Será concedido certificado de conclusão do curso pela Universidade Federal de Viçosa ao aluno que:
- Obtiver desempenho igual ou superior a 60% no cômputo das avaliações;
- Cumprir todas as etapas do conteúdo programático no prazo definido para a realização do curso;