Pós-Graduação Lato Sensu
Agricultura Digital
A Distância (EAD)O curso de pós-graduação Lato Sensu em Agricultura Digital tem como objetivo formar profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas para aplicarem e/ou desenvolverem técnicas de agricultura digital para tornar a agricultura mais sustentável e atender à crescente demanda mundial por alimentos.
Status: Em Andamento
ou R$5280,00 à vista
(31) 3612-4006
O curso de pós-graduação Lato Sensu em Agricultura Digital tem como objetivo formar profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas para aplicarem e/ou desenvolverem técnicas de agricultura digital para tornar a agricultura mais sustentável e atender à crescente demanda mundial por alimentos. O curso é ofertado à distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal de Viçosa e tem uma duração máxima de 18 meses.
Para atender uma demanda nacional de profissionais com conhecimento na área de Agricultura Digital, o curso de pós-graduação Lato Sensu em Agricultura Digital tem os seguintes objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento da agricultura a partir da qualificação de profissionais para lidarem com as tecnologias de Agricultura Digital;
- Formar e qualificar profissionais das áreas de ciências agrárias, exatas e tecnológicas para exercerem as atividades de desenvolvimento, utilização e assistência e suporte técnico de produtos e serviços para a Agricultura Digital;
- Formar e qualificar profissionais para atuarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino, centros de pesquisa e assistência técnica ao agricultor, em assuntos relacionados à Agricultura Digital.
Profissionais graduados em cursos das áreas das Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas.
As disciplinas oferecidas no curso são:
- Encontros Online em Agricultura Digital, 30 h
- Sistemas de Agricultura Digital, 45 h
- Aquisição de Atributos do Solo e das Plantas, 45 h
- Sistema de Informação Geográfica, 30 h
- Estatística Espacial Aplicada à Agricultura, 45 h
- Mapeamento na Agricultura Digital, 30 h
- Sensoriamento Remoto I, 45 h
- Sensoriamento Remoto II, 45 h
- Conectividade na Agricultura Digital, 45 h
- Ciência dos Dados, 45 h
- Máquinas para Agricultura Digital, 45 h
A equipe do curso de Lato Sensu em Agricultura Digital é composta por profissionais qualificados, com vasta experiência acadêmica e prática nas suas áreas de atuação. A seguir, apresentamos os membros da equipe e seus respectivos currículos Lattes:
Andre Luiz de Freitas Coelho, Doutor em Engenharia Agrícola pela UFV, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3816692895237070.
Daniel Marçal de Queiroz, Doutor em Engenharia Agrícola pela Purdue University, Pós-Doutorado pela University of Florida, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6597845927084787.
Domingos Sarvio Magalhães Valente, Doutor em Engenharia Agrícola pela UFV, Pós-Doutorado pela University of Illinois Urbana-Champaign, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8080945803303151.
Flora Maria de Melo Villar, Doutora em Engenharia Agrícola pela UFV, Professora do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0035437140076859.
Francisco de Assis de Carvalho Pinto, Doutor e Pós-Doutor em Engenharia Agrícola pela University of Illinois Urbana-Champaign, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2844578870363537.
José Augusto Miranda Nacif, Doutor em Ciência da Computação pela UFMG, Professor no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF) do Campus UFV-Florestal.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1946315322575953.
Lucas de Paula Corrêdo, Doutor em Engenharia de Sistemas pela ESALQ-USP, Professor do Departamento de Agronomia da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6663688940710477.
Marconi Ribeiro Furtado Junior, Doutor em Engenharia Agrícola pela UFV, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3689897239952789.
Michel Castro Moreira, Doutor em Engenharia Agrícola pela UFV, Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9185818270225480.
Nerilson Terra Santos, Doutor em Zootecnia pela University of Illinois Urbana-Champaign e Pós-Doutor em Agricultura de Precisão/Engenharia Agrícola pela Iowa State University, Professor do Departamento de Estatística da UFV.
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6169856941214365.
O curso de Lato Sensu em Agricultura Digital adota uma metodologia de ensino que combina a flexibilidade do estudo a distância com a interação proporcionada por encontros síncronos. O curso é estruturado em dois períodos letivos: março/2025 a julho/2025 e agosto/2025 a janeiro/2026, entre os dois períodos haverá um intervalo de três semanas que o aluno poderá utilizar para completar alguma atividade que não foi executada durante o período regular das disciplinas.
O curso é formado por 11 disciplinas, cada disciplina possui a duração de três semanas para as que têm carga horária de 30 horas e quatro semanas para as que têm carga horária de 45 horas. O curso é composto por 11 disciplinas, totalizando 450 horas de estudo a distância, incluindo as horas destinadas aos encontros síncronos e a familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
As disciplinas são disponibilizadas na plataforma PVANet Moodle, fornecida pela CEAD-UFV (Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Viçosa). A plataforma oferece aulas gravadas e materiais de apoio relacionados aos temas abordados. Embora as disciplinas sejam ofertadas em períodos específicos, seus conteúdos permanecem acessíveis aos estudantes durante toda a duração do curso, permitindo que cada um estude conforme seu ritmo e disponibilidade.
A emissão do Certificado de Conclusão do Curso de Lato Sensu em Agricultura Digital será conferida ao estudante que atender aos seguintes critérios:
- Aprovação em todas as disciplinas
O estudante deve ser aprovado em todas as disciplinas do curso, obtendo no mínimo 60% da pontuação total em cada uma delas. Esse requisito assegura que o aluno tenha adquirido as competências e conhecimentos necessários para a área de agricultura digital.
- Ausência de pendências
O estudante não deve apresentar nenhuma pendência com a Diretoria de Registro Escolar ou com qualquer outra instância da Universidade Federal de Viçosa. Isso inclui a regularização de todas as obrigações acadêmicas, financeiras e administrativas.
Cumpridos esses requisitos, o estudante receberá o Certificado de Conclusão do Curso, reconhecendo oficialmente a sua especialização em Agricultura Digital e qualificando-o para atuar profissionalmente nos setores acadêmico, industrial e de serviços.