Pós-Graduação Lato Sensu em
Gestão Escolar
Curso A Distância (EAD)
Desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, do MEC, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, está voltado para a formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas de educação básica.
Desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, do MEC, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, está voltado para a formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas de educação básica.
Entre os objetivos do curso, estão:
- Contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo dos gestores das escolas públicas, numa perspectiva democrática.
- Incentivar e proporcionar situações de formação para os dirigentes escolares, de modo que esses possam se apropriar de novas ferramentas pedagógicas para a sua ação na escola e junto à comunidade local.
- Favorecer a reflexão e o diálogo entre os participantes, bem como a construção de propostas capazes de subsidiarem o trabalho pedagógico nas escolas.
Dirigentes (diretor e vice-diretor) das escolas públicas de ensino fundamental.
A estruturação das Salas Ambiente em módulos visa proporcionar uma sequência de estudos, orientação ao aprendizado, criando atividades, fóruns de discussão, interdisciplinares, que são propostos entre as disciplinas de um mesmo módulo ou do módulo complementar.
Dessa forma, a organização das disciplinas está definida nos seguintes módulos:
MÓDULO I
| Código | Disciplina | Carga horária |
| DPE504 | Introdução à plataforma de ensino PVANet e ao curso | 40hs |
| DPE501 | Fundamentos do Direito à Educação | 60hs |
| DPE502 | Políticas e Gestão na Educação | 60hs |
| DPE599 | Projeto Vivencial | 120hs |
MÓDULO II
| Código | Disciplina | Carga horária |
| DPE503 | Planejamento e Práticas da Gestão Escolar | 60hs |
| DPE590 | Tópicos Especiais: Políticas e Programas de Educação | 30hs |
| DPE580 | Oficinas Tecnológicas | 30hs |
| DPE599 | Projeto Vivencial – continuação | 120hs |
COORDENAÇÃO GERAL:
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
Pedagoga e mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa.
Maria das Graças Soares Floresta
Pedagoga e mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa.
PROFESSORES:
Rosimar de Fátima Oliveira
Dileno Dustan Lucas de Souza
Maria Veranilda Soares Mota
Denílson Santos de Azevedo
Carlos Vasconcelos Farias
Wânia Maria Guimarães Lacerda
Rita de Cássia Souza
Willer Araújo Barbosa
Lourdes Helena da Silva
José Henrique de Oliveira
Maria das Graças Soares Floresta
Milton Ramon Pires de Oliveira
Maria do Carmo Couto Teixeira
Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Carmem Inez de Oliveira
Joana D’Arc Germano Hollerbach
APOIO ADMINISTRATIVO E SUPORTE TECNOLÓGICO:
Carolina Hobaik
Regiane M. Soares Ramos
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Agricultura Digital
A Distância (EAD)
O curso de Pós-Graduação em Agricultura Digital tem como objetivo formar profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas para aplicar e desenvolver técnicas de agricultura digital, visando à sustentabilidade agrícola e ao atendimento da crescente demanda mundial por alimentos. O curso é ofertado a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui duração máxima de 18 meses.
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A Distância (EAD)
O curso de pós-graduação lato sensu em gestão municipal tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais em prefeituras e organizações públicas em nível local, visando o desenvolvimento de uma cidade mais justa, com melhor distribuição de renda e permanente geração de empregos.
Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos
A Distância (EAD)
Formação de agentes públicos e profissionais capacitados na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais
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O papel reservado ao curso é de grande importância, na medida em que os agentes especialistas egressos (gestores e formuladores de políticas públicas) estarão capacitados a intervirem na realidade social, política e econômica, ao atuarem em diferentes organizações públicas no Brasil e no Exterior.
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